De repente, uma luz intensa brilhou na cela, e um anjo do Senhor apareceu. Tocou no lado de Pedro para acordá-lo e disse: Depressa! Levante-se!”, e as correntes caíram dos pulsos de Pedro. Atos 12:7

Em Atos 12, Herodes persegue os cristão, mata Tiago, irmão de João, e prende Pedro. Um anjo o livra da prisão. Por aceitar honra devida a Deus, Herodes é ferido e morre. A palavra do Senhor continua a prosperar.

Herodes persegue Tiago e Pedro (v.1-8):

Por essa época, o rei Herodes Agripa começou a perseguir violentamente algumas pessoas da igreja. Mandou matar à espada Tiago, irmão de João. Quando Herodes viu quanto isso agradava os judeus, também prendeu Pedro durante a celebração da Festa dos Pães sem Fermento (Êxodo 12:15; 23:15). Depois, lançou-o na cadeia, sob a guarda de quatro escoltas, cada uma com quatro soldados. A intenção de Herodes era apresentar Pedro aos judeus para julgamento público depois da Páscoa. Enquanto Pedro estava no cárcere, a igreja orava fervorosamente a Deus por ele.

Na noite antes de Pedro ser levado a julgamento, ele dormia, preso com duas correntes entre dois soldados, e outros montavam guarda na porta da prisão. De repente, uma luz intensa brilhou na cela, e um anjo do Senhor apareceu. Tocou no lado de Pedro para acordá-lo e disse: “Depressa! Levante-se!”, e as correntes caíram dos pulsos de Pedro. Então o anjo lhe disse: “Vista-se e calce as sandálias”, e Pedro obedeceu. “Agora vista a capa e siga-me”, ordenou o anjo.

Pedro é livre da prisão (v.9-19):

Pedro deixou a cela, seguindo o anjo. O tempo todo, porém, pensava que era uma visão, sem entender que era real o que ocorria (Salmo 126:1). Passaram o primeiro e o segundo postos de guarda e, quando chegaram ao portão de ferro que dava para a cidade, o portão se abriu sozinho para eles. Os dois passaram e foram caminhando ao longo da rua até que, subitamente, o anjo o deixou. Por fim, Pedro caiu em si. “É verdade mesmo!”, disse ele. “O Senhor enviou seu anjo para me salvar (Salmo 34:7) daquilo que Herodes e os judeus planejavam me fazer (Jó 5:19)!”

Quando Pedro se deu conta disso, foi à casa de Maria, mãe de João Marcos, onde muitos estavam reunidos para orar. Ele bateu à porta da frente, e uma serva chamada Rode foi atender.
Ao reconhecer a voz de Pedro, ficou tão contente que, em vez de abrir a porta, correu de volta para dentro dizendo a todos: “Pedro está à porta!”. Eles, porém, disseram: “Você está fora de si!”. Diante da insistência dela, concluíram: “Deve ser o anjo dele”. Enquanto isso, Pedro continuava a bater. Quando, por fim, abriram a porta e o viram, ficaram admirados.

Ele fez um sinal para se acalmarem e lhes contou como o Senhor o havia tirado da prisão. “Contem a Tiago e aos outros irmãos o que aconteceu”, disse ele. Então foi para outro lugar.
Ao amanhecer, houve grande alvoroço entre os soldados a respeito do que tinha acontecido a Pedro. Herodes ordenou que fosse feita uma busca completa por ele. Não conseguindo encontrá-lo, interrogou os guardas e mandou executá-los. Depois disso, Herodes partiu da Judeia e foi passar algum tempo em Cesareia.

A morte de Herodes (v.20-25):

O rei Herodes estava muito irado com o povo de Tiro e Sidom (Ezequiel 27:17). Assim, as duas cidades se uniram na tentativa de se reconciliar com o rei, pois dependiam de suas terras para obter alimento. Então, tendo conquistado o apoio de Blasto, assistente pessoal do rei, conseguiram uma audiência. No dia marcado, Herodes, vestindo seus trajes reais, sentou-se em seu trono e fez um discurso para eles. O povo o ovacionava, gritando: “É a voz de um deus, e não de um homem!”.

No mesmo instante, um anjo do Senhor feriu Herodes (2 Samuel 24:16-17) com uma enfermidade, pois ele não ofereceu a glória a Deus (Salmo 115:1). Foi comido por vermes e morreu. Enquanto isso, a palavra de Deus continuava a se espalhar, e havia muitos novos convertidos. Quando Barnabé e Saulo terminaram sua missão em Jerusalém, voltaram levando consigo João Marcos.

Enquanto Herodes fazia um trabalho para atrapalhar o avanço da obra de Deus, tirando seus líderes pela morte (Tiago) e pela prisão (Pedro), o anjo de Deus livrava Pedro da prisão, mesmo diante de 4 grupos de 4 soldados cada, e o colocava em liberdade para dar sequência ao trabalho que Jesus havia deixado para Seu povo. O inimigo quer atrapalhar a obra, mas ela é de Deus, e Ele vai abrindo as portas para a mesma ir adiante.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA