Andai como filhos da luz. – Efésios 5:8

É confiada aos pais a sagrada tarefa de proteger a constituição física e moral de seus filhos, de modo que o sistema nervoso seja bem equilibrado e a alma não corra perigo. Os pais e as mães devem compreender as leis da vida, para que não permitam, por ignorância, que se desenvolvam nos filhos más tendências. A alimentação afeta tanto a saúde física como a moral. Com que cuidado, portanto, devem as mães procurar suprir a mesa com os alimentos mais simples e saudáveis, a fim de que não sejam debilitados os órgãos digestivos, desequilibrados os nervos ou neutralizada a instrução que dão aos filhos.
Satanás percebe que não pode exercer tão grande poder sobre a mente quando o apetite é mantido sob controle, do que quando é acalentado, e procura constantemente levar os homens à condescendência. Sob a influência de alimentos insalubres, é entorpecida a consciência, obscurecido o espírito e prejudicada a suscetibilidade às impressões. Mas a culpa do transgressor não é atenuada por ter sido violada a consciência até tornar-se insensível.
Visto que o salutar estado mental depende da condição normal das forças vitais, quanto cuidado deve ser exercido para não usar estimulantes ou narcóticos! Vemos, porém, um grande número dos que professam ser cristãos usando fumo. Eles deploram os males da intemperança; todavia, enquanto falam contra o uso de bebidas alcoólicas, esses mesmos indivíduos expelem o sumo do tabaco. Deve haver uma mudança de opinião com referência ao uso do fumo antes de ser atingida a raiz do mal. Insistimos ainda mais nesta questão. O chá e o café promovem o apetite por estimulantes mais fortes. Achegando-nos, então, ainda mais perto do lar, à preparação do alimento, perguntamos: É praticada a temperança em todas as coisas? São executadas aqui as reformas essenciais à saúde e à felicidade?
Todo verdadeiro cristão exercerá controle sobre os seus apetites e paixões. A menos que esteja livre da servidão do apetite, não poderá ser verdadeiro e obediente servo de Cristo. A condescendência com o apetite e a paixão enfraquece o efeito da verdade sobre o coração. É impossível que o espírito e o poder da verdade santifiquem o corpo, alma e espírito do homem enquanto ele é dominado por desejos sensuais.
– EGW, Fundamentos da Educação Cristã, p.143-144

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA