O coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos. Provérbios 17:22

Que tal experimentar um remédio gratuito, fácil de usar e que atua em qualquer situação? Essa recomendação é bíblica e tem grande impacto na expectativa de vida, manutenção de relacionamentos e equilíbrio emocional.

As emoções têm origem na mente, mas atuam diretamente no corpo. A maneira como lidamos com elas provoca reações positivas ou negativas sobre nós, causando, prevenindo ou até “ressuscitando” doenças.

Por que não cultivar sentimentos de satisfação, paz, equilíbrio e amor, levando o corpo a ter muito mais saúde? Atitudes simples podem fazer a diferença. Por exemplo: você usa 72 músculos para franzir a testa e apenas 14 para sorrir.

É inegável que, em algumas situações, um estado de espírito negativo é resultado da ausência de elementos químicos que favorecem a saúde emocional. No entanto, em situações normais, sorrir é mais fácil do que fazer “cara feia”. Esse remédio divino atua não apenas no corpo, mas também na expressão facial (ver Pv 15:13).

Uma descrição não oficial do apóstolo Paulo relata que ele era de baixa estatura, mais ou menos um metro e meio, calvo e com poucos cabelos nas laterais, tinha nariz grande, sobrancelhas grossas que se uniam sobre o nariz e tinha pernas tortas. Quem fez essa descrição, porém, a concluiu dizendo que, ao falar, Paulo parecia um anjo de Deus. Sua atitude transformava sua aparência.

A falta de um coração alegre traz prejuízos ainda maiores, pois muitas pessoas negativas têm dificuldade de relacionamento e aceitação. O mau humor que manifestam deixa o clima pesado. Algumas se tornam críticas e mantêm pensamentos pessimistas sobre quase tudo. Essas características são um repelente natural. Por outro lado, o bom humor atrai as pessoas e ajuda a criar um ambiente favorável.

A receita divina para a saúde emocional está disponível para todos. Aqueles que não têm força nem para sorrir podem olhar para o Céu e ter a certeza do acolhedor sorriso divino. Independentemente de nossa situação emocional, podemos hoje orar para que Deus nos mostre motivos para ter alegria. Procure manter um sorriso no rosto e alegria no coração.

Erton Köhler, Nossa Esperança, MM 2019, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA