Não apresentarei ao meu Deus, holocaustos que nada me custaram. II Samuel 24:24

Em II Samuel 24, apesar de o texto dar a impressão de que Deus mandou Davi fazer um censo entre o povo, e depois o puniu, em I Crônicas 21:1, diz que Satanás se levantou contra Israel e incitou Davi a levantar o censo. Davi ordenou a Joabe que fizesse o censo, e este questionou a ordem, pois parecia ser uma vaidade do rei. Apesar da objeção de Joabe, o rei insistiu que o censo fosse feito (v.1-3).

Joabe saiu com seus comandantes, e por 9 meses e 20 dias, percorreu todo o Israel fazendo o censo. Havia em Israel 800 mil homens aptos para a guerra, e em Judá 500 mil. Davi percebeu o erro e disse ao Senhor:”Pequei grandemente ao fazer essa contagem. Perdoe meu pecado, Senhor, pois cometi uma insensatez” (v.4-10).

Na manhã seguinte, o profeta Gade foi a procura de Davi com uma mensagem do Senhor. “Escolha um castigo entre as seguintes opções: três anos de fome por toda a terra, ou três meses fugindo de seus inimigos ou três dias de praga intensa por todo Israel”. Davi respondeu: “É melhor cair nas mãos do Senhor, pois sua misericórdia é grande”. Então o Senhor enviou uma praga que matou 70 mil pessoas. O Senhor teve compaixão e mandou o anjo da morte parar. O anjo do Senhor estava perto da eira de Araúna, o jebuseu. Davi viu o anjo e implorou ao Senhor para que a sentença viesse sobre ele e sua família, pois ele havia pecado (v.11-17).

O profeta Gade procurou Davi e lhe disse para construir um altar para o Senhor na eira de Araúna. Davi foi até o local, e disse à Araúna que queria comprar a eira. Araúna quis dá-la ao rei, mas Davi disse que não apresentaria holocausto ao Senhor que não lhe tivesse custado nada. Comprou a eira e os bois por 50 peças de prata. Ofereceu ofertas de paz ao Senhor,que aceitou cessando a praga sobre Israel (v.18-25).

Antes de tomar qualquer decisão, precisamos submetê-la ao Senhor para ver se não é vaidade nossa. Deus sabe o que é melhor para nós.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA