Prestem atenção, todos os povos! Que a terra e tudo que nela há ouçam! O Senhor Soberano faz acusações contra vocês; de seu santo templo o Senhor fala. Vejam, o Senhor se aproxima! Miqueias 1:2-3

Em Miqueias 1, o profeta manifesta a sua tristeza pelo que aguarda Samaria e Jerusalém, as duas capitais, que se deixaram levar pela idolatria, e contaminaram o povo. Miqueias (Quem é como Yahweh) foi contemporâneo de Isaías e Oséias, os quais começaram o seu ministério no reinado de Uzias, e morreu no inicio do reinado de Ezequias.

Mensagem para Samaria e Jerusalém (v.1-16):
O Senhor deu esta mensagem a Miqueias, de Moresete, durante os anos em que Jotão, Acaz e Ezequias foram reis de Judá. As visões diziam respeito a Samaria e a Jerusalém: “Prestem atenção, todos os povos! O Senhor faz acusações contra vocês, de seu santo templo”.
“O Senhor se aproxima! Deixa seu trono nos céus e pisa sobre os lugares altos da terra. Os montes se derretem sob seus pés e escorrem para os vales, como cera no fogo, como água que desce pela encosta. E por que isso acontece? Por causa da rebeldia de Israel, e dos seus pecados. Quem é responsável pela rebeldia de Israel? Samaria, sua capital! Onde fica o centro de idolatria de Judá? Em Jerusalém, sua capital!”
“Por isso, transformarei a cidade de Samaria num monte de ruínas. Farei de suas ruas um campo para plantar videiras. Atirarei no vale as pedras de seus muros, até que os alicerces fiquem descobertos. Todas as suas imagens esculpidas serão despedaçadas, os seus tesouros sagrados serão queimados. Tudo foi comprado com o pagamento de sua prostituição e será levado para pagar prostitutas em outro lugar.”
Por isso, chorarei e lamentarei; andarei descalço e nu. Uivarei como o chacal e gemerei como a coruja. Pois a ferida de meu povo não tem cura. Chegou a Judá, até as portas de Jerusalém. Não contem isso a nossos inimigos em Gate; não chorem. Vocês, habitantes de Bete-Leafra, rolem no pó. OS de Safir, vão para o exílio, nus e envergonhados. Os de Zaanã não se atrevem a sair da cidade. Os de Bete-Ezel estão em prantos, pois não têm proteção.
Os habitantes de Marote anseiam por alívio, mas a calamidade do Senhor chega até os portões de Jerusalém. Atrelem os cavalos a suas carruagens e fujam, habitantes de Laquis. Você foi a primeira cidade em Judá a seguir Israel em sua rebeldia, e levou a bela Sião a pecar.
Deem presentes de despedida a Moresete-Gate; a cidade de Aczibe enganou os reis de Israel.
Ó habitantes de Maressa, trarei um conquistador para tomar sua cidade. E a liderança de Israel irá a Adulão. Ó habitantes de Judá, raspem a cabeça, pois seus filhos queridos serão levados para longe. Fiquem calvos como a águia, pois seus pequenos serão exilados em terras distantes.

Estava chegando o tempo de acertar as contas com Deus. Miqueias transmite o desespero que será esse tempo, pois Deus não mais perdoaria o povo rebelde, e a morte e o cativeiro eram as opções que lhes restavam.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA