Em debates públicos, Apolo, refutava os judeus com fortes argumentos. Usando as Escrituras, demonstrava-lhes que Jesus é o Cristo. Atos 18:28

Em Atos 18, Paulo trabalha com as próprias mãos, na fabricação de tendas, juntamente com Priscila e Áquila. O Senhor o incentiva, em uma visão, a continuar pregando destemidamente. Acusado perante o procônsul Gálio, ele é absolvido. Passa de cidade em cidade para fortalecer os discípulos. Apolo, após instrução de Áquila e Priscila, prega a Cristo com poder.

Paulo em Corinto (v.1-4):

Algum tempo depois, Paulo deixou Atenas e foi para Corinto (uma das maiores cidades do império romano). Ali encontrou um judeu chamado Áquila, natural do Ponto, que havia chegado recentemente da Itália com sua esposa, Priscila, depois que Cláudio César expulsou todos os judeus de Roma. Paulo foi morar e trabalhar com eles, pois eram fabricantes de tendas, como ele. Todos os sábados, Paulo ia à sinagoga e buscava convencer tanto judeus como gregos.

Paulo anuncia a Jesus (v.5-11):

Depois que Silas e Timóteo chegaram da Macedônia, Paulo se dedicou totalmente à pregação da palavra e testemunhava aos judeus que Jesus era o Cristo. Mas, quando eles se opuseram a Paulo e o insultaram, ele sacudiu o pó da roupa (Neemias 5:13) e disse: “Vocês são responsáveis por sua própria destruição (2 Samuel 1:16)! Eu sou inocente (Ezequiel 3:18-19). De agora em diante, pregarei aos gentios”. Então saiu dali e foi à casa de Tício Justo, um gentio temente a Deus que morava ao lado da sinagoga.

Crispo, o líder da sinagoga, e toda a sua família creram no Senhor (o próprio Paulo o batizou – 1 Coríntios 1:14) . Muitos outros em Corinto também ouviram Paulo, creram e foram batizados. Certa noite, o Senhor falou a Paulo numa visão: “Não tenha medo! Continue a falar e não se cale, pois estou com você, e ninguém o atacará nem lhe fará mal, porque muita gente nesta cidade me pertence (Jeremias 1:18-19)”. Então Paulo permaneceu ali um ano e meio, ensinando a palavra de Deus.

Paulo perante Gálio (v.12-17):

Quando Gálio se tornou governador da Acaia, alguns judeus se levantaram contra Paulo e o levaram diante do governador para ser julgado. Eles o acusaram de convencer as pessoas a adorar a Deus de maneira contrária à lei judaica. Mas, assim que Paulo começou a apresentar sua defesa, Gálio se voltou para os acusadores e disse: “Ouçam, judeus! Se sua queixa envolvesse algum delito ou crime grave, eu teria motivo para aceitar o caso. Mas, como se trata apenas de uma questão de palavras e nomes e da sua lei, resolvam isso vocês mesmos. Recuso-me a julgar essas coisas”. E os expulsou do tribunal. A multidão agarrou Sóstenes, o novo líder da sinagoga, e o espancou ali mesmo, no tribunal. Gálio, no entanto, não se importou com isso.

O final da segunda viagem missionária de Paulo (v.18-23):

Paulo ainda permaneceu em Corinto por algum tempo. Então se despediu dos irmãos e foi a Cencreia (a leste de Corinto), onde raspou a cabeça, de acordo com o costume judaico para marcar o fim de um voto (voto de nazireu – Números 6:1-21). Em seguida, partiu de navio para a Síria, levando consigo Priscila e Áquila. Chegaram ao porto de Éfeso, onde Paulo os deixou. Enquanto estava ali, foi à sinagoga para debater com os judeus. Eles pediram que ficasse mais tempo, mas ele recusou. Ao despedir-se, Paulo disse: “Voltarei depois, se Deus quiser”. Então zarpou de Éfeso. A parada seguinte foi no porto de Cesareia, de onde subiu a Jerusalém e visitou a igreja. Em seguida, voltou para Antioquia. Depois de passar algum tempo ali, voltou pela Galácia e pela Frígia, visitando e fortalecendo todos os discípulos.

Apolo em Éfeso (v.24-28):

Enquanto isso, chegou a Éfeso vindo de Alexandria, no Egito, um judeu chamado Apolo. Era um orador eloquente que conhecia bem as Escrituras. Tinha sido instruído no caminho do Senhor e ensinava a respeito de Jesus com profundo entusiasmo e exatidão, embora só conhecesse o batismo de João. Quando o ouviram falar corajosamente na sinagoga, Priscila e Áquila o chamaram de lado e lhe explicaram com mais exatidão o caminho de Deus. Apolo queria percorrer a Acaia, e os irmãos de Éfeso o incentivaram. Escreveram uma carta aos discípulos de lá, pedindo que o recebessem bem. Ao chegar, foi de grande ajuda àqueles que, pela graça, haviam crido, pois, em debates públicos, refutava os judeus com fortes argumentos. Usando as Escrituras, demonstrava-lhes que Jesus é o Cristo.

A pressão contra Paulo, por parte dos líderes judeus, pelas pregações que ele fazia, anunciando que Jesus era o Cristo esperado, talvez tenham provocado um desgaste sobre ele. Deus interviu, na hora certa, animando a “continuar falando e pregando sem temor, pois o Senhor estava com ele”. Essa é outra qualidade importante de nosso Deus, pois ele acompanha as nossas lutas e sabe das nossas necessidades.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA