Porém ele desprezou o conselho que os anciãos lhe tinham dado e tomou conselho com os jovens que haviam crescido com ele e o serviam. – I Reis 12:8 

Em I Reis 12, o povo se reuniu em Siquém para proclamar Roboão, como novo rei de Israel. Jeroboão, que havia fugido para o Egito, para escapar de Salomão, voltou para Israel. Os moradores dos reinos do norte pediram a Roboão que lhes aliviasse o jugo, pois Salomão havia sido severo demais. O rei pediu 3 dias para avaliar a solicitação e consultou os conselheiros de seu pai, que lhe orientaram a aliviar o fardo do povo, mas desprezou os desprezou, e foi consultar seus jovens conselheiros, que cresceram com ele, e preferiu suas orientações ameaçando o povo, o que causou grande insatisfação e divisão (v.1-14). 

Isso veio da parte do SENHOR, para confirmar a palavra do profeta Aías à Jeroboão, que reinaria sobre as 10 nações do norte de Israel, pois não aceitaram a resposta de Roboão, e se retiraram protestando.. Então Roboão governou apenas sobre Judá (v.15-17).

Roboão enviou Adonirão para restabelecer a ordem em Israel, mas este foi morto por seus moradores. Convocou seu exército, 180 mil dos melhores soldados, para impor a ordem, mas Deus mandou Semaías, um homem de Deus, para orientar o rei a não atacar seus compatriotas e voltar para suas casas, pois isso vinha do Senhor (v.21-24). 

O povo de Israel escolheu Jeroboão como rei, o qual, preocupado que o povo fosse a Jerusalém para adorar a Deus, e se aliassem a Roboão, consultou seus conselheiros, que não seguiam a Deus, e fez dois bezerros de ouro, dizendo ao povo: “Veja, Israel, estes são os deuses que tiraram vocês do Egito”. Assim os levou a idolatria (v.25-33).

Israel nunca mais teve um rei que servisse ao SENHOR.  Quando precisarmos de conselhos, devemos procurar em Sua Palavra um “assim diz o SENHOR”.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA