Pedi ao Senhor que me desse este menino, e o Senhor atendeu a meu pedido. I Samuel 1:27

I Samuel 1 relata sobre Elcana, um levita da tribo de Coate, que morava com a tribo de Efraim. Tinha duas esposas: Ana (a primeira), era estéril, e Penina (a segunda), com quem teve filhos. Anualmente Elcana e a família subiam até Siló, para adorar o Senhor e oferecer sacrifícios. Nesse tempo, Eli era o sumo-sacerdote, e Hofni e Finéias, seus filhos, eram os sacerdotes (v.1-3).

Elcana sempre dava uma porção dupla das ofertas para Ana, e uma porção para Penina e seus filhos. Ana sentia deprimida, pois Penina a provocava por não ter filhos, mesmo na casa do Senhor. Ana chorava muito. Elcana acompanhava tudo e tentava motivar Ana dizendo-lhe para não ficar triste pois ele era melhor para ela do que dez filhos (v.4-8).

Certa ocasião, quando comiam em Siló, Ana se levantou e foi procurar refúgio no santuário. Eli, o sumo-sacerdote a observava. Ana clamava e orava ao Senhor. Então fez um voto: “Ó Senhor, se olhares com atenção para o sofrimento de tua serva, se responderes à minha oração e me deres um filho, eu o dedicarei para sempre ao Senhor e não cortarei o cabelo dele (voto de nazireu)”. Eli a repreendeu pois achava que estava embriagada, pois mexia a boca mas nada falava. Ana respondeu: “Não faço uso de bebida forte. Estava derramando meu coração diante do Senhor, Orava por causa de minha grande angústia e aflição”. Eli respondeu: “Vá em paz! Que o Deus de Israel conceda o seu pedido.” Ana voltou a se alimentar novamente, e não mais ficou triste (v.9-18).

Elcana teve relações com Ana, que engravidou e teve um filho. Ela lhe deu o nome de Samuel (Ouvido por Deus). Nos anos seguintee ela não acompanhou Elcana às festas, pois iria dar toda atenção ao menino, pois ficaria com ele até ele desmamar, conforme votou à Deus. Após o desmame, quando Samuel tinha entre 3 e 5 anos, Ana o levou à casa do Senhor. Também levou sua oferta de sacrifício. Após apresentarem a oferta, levaram Samuel até Eli. Ela o relembrou o incidente de anos antes quando ela orava ao Senhor, e disse que fora atendida. Agora entregava a criança ao Senhor, por toda vida, pois ele pertencia ao Senhor (v.19-28).

Ana sofreu por não ter filhos. Orou e Deus atendeu o seu pedido. Conforme prometera, ela entregou a criança para o serviço do Senhor no tabernáculo. Como Joquebede, mãe de Moisés, ela teve pouco tempo para educar Samuel, mas sua influência foi significativa, pois Samuel foi um grande homem a serviço do Senhor.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA