Se o seu dom é […] exercer liderança, que a exerça com zelo. Romanos 12:7, 8

Suponha que você esteja escolhendo o presidente mundial da sua igreja em um momento de crise. Que características você levaria em conta na hora de sugerir um nome e dar seu voto? Você pensaria mais nas qualidades do candidato ou nos desa­fios da função? Privilegiaria um líder carismático ou preferiria um gerente autocrático?

 

Ao escolher líderes para a igreja, precisamos ter discernimento e bom senso. No contexto cristão, liderar é promover o reino de Deus do jeito que Jesus faria, no espírito que ele mostraria. O líder deve exercer o poder com brandura e inteligên­cia, firmeza e sensibilidade, integridade e flexibilidade.

Em essência, liderança é a capacidade de influenciar pelo exercício do poder. Há muitos tipos de poder, como o poder legítimo de um ofício (visto em níveis executivos), o poder coercivo (exercido por quem tem a capacidade de punir), o poder referente (que vem da associação com figuras importantes), o poder da informação (exercido por quem sabe muito) e o poder carismático, entre outros. Os líderes com esses poderes têm chance de obter sucesso, mas, na igreja, o mais importante é o poder do Espírito Santo.a-escolha-de-um-lider

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA