Por meio dos Teus preceitos, consigo entendimento. Salmo 119:104

É lei de Deus que a força, tanto para a mente e a alma quanto para o corpo, seja adquirida por meio do esforço. É o exercício que promove o desenvol­vimento. De acordo com essa lei, Deus proveu em Sua Palavra os meios para o desenvolvimento mental e espiritual.

A Bíblia contém todos os princípios que homens e mulheres necessitam compreender a fim de se habilitarem tanto para esta vida como para a futura. Esses princípios podem ser compreendidos por todos. Quem é capaz de reco­nhecer seus ensinos não lê uma simples passagem da Bíblia sem receber dela algum conceito útil. Entretanto, os mais valiosos ensinos das Escrituras não são obtidos com um estudo ocasional ou fragmentado. Seu grande conjunto de ver­dades não é apresentado de modo que o leitor apressado ou descuidado consiga descobrir. Muitos de seus tesouros permanecem muito abaixo da superfície, e só podem ser descobertos com pesquisa dedicada e esforço contínuo. As verda­des que compõem o grande todo devem ser pesquisadas e reunidas “um pouco aqui, um pouco ali” (Is 28:10).

Quando assim descobertas e reunidas, percebe-se que se adaptam perfeita­mente umas às outras. Cada evangelho é um suplemento dos outros; cada profe­cia uma explicação de outra; cada verdade, um desenvolvimento de outra verdade. Os símbolos do sistema judaico são esclarecidos pelo evangelho. Cada princípio tem na Palavra de Deus seu lugar; e cada fato, seu significado. A estrutura com­pleta, em seu plano e execução, dá testemunho de seu Autor. Mente alguma pode­ria conceber ou moldar tal estrutura assim, a não ser a que o Ser infinito possui.

Pesquisando as várias partes [da Bíblia] e estudando as relações entre elas, a mais alta capacidade da mente humana é colocada em intensa atividade. Ninguém que se empenhe nesse estudo deixa de desenvolver poder mental. O valor inte­lectual do estudo da Bíblia consiste não somente na pesquisa e na descoberta da verdade, mas também no esforço exigido para assimilar os temas apresentados. A mente ocupada apenas com coisas comuns se torna limitada e enfraquecida. Se não é forçada a compreender grandes e profundas verdades, a mente perde, depois de algum tempo, a capacidade de se desenvolver. Como salvaguarda con­tra essa degeneração e como estímulo ao desenvolvimento, nada se iguala ao estudo da Palavra de Deus (Educação, p. 123, 124).Biblia Andrews

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA