Vinde, edifiquemos para nós uma cidade e uma torre cujo tope chegue até aos céus e tornemos célebre o nosso nome, para que não sejamos espalhados por toda a terra. Gênesis 11:4

Depois do dilúvio, os novos habitantes da Terra se esqueceram da misericórdia divina e desejaram fazer célebre o nome deles. Começaram a construir uma torre que alcançasse o céu, com a qual desejavam afrontar o Deus verdadeiro. Assim nasceu Babel e a maior divisão da história da humanidade.

No entanto, com Deus não se brinca. Eles estavam bem adiantados na construção quando “o Senhor mandou dois anjos para confundi-los em seu trabalho” (História da Redenção, p. 73). A Bíblia diz que até aquele tempo, “em toda a terra havia apenas uma linguagem” (Gn 11:1). Depois disso, ninguém mais conseguiu se entender. A arrogância dessas pessoas acabou mal. Deus confundiu seu idioma, e eles foram espalhados pela face da Terra.

Em Atos 2, o Espírito Santo fez o contrário na vida dos discípulos. Depois de orarem pelo cumprimento da promessa do envio do Consolador, eles receberam o poder do Espírito. Milhares de pessoas de diferentes idiomas entenderam a mensagem dos apóstolos, e o povo de Deus se uniu. O Espírito Santo pode juntar o que Babilônia espalha.

Em Babel, os homens queriam tornar seu nome célebre; por isso, houve confusão e divisão. No Pentecostes, no poder do Espírito, os apóstolos glorificaram o nome de Deus. O resultado não poderia ser outro: 3 mil conversos e uma igreja unida.

Em nossos dias, precisamos do mesmo poder para, em uma só voz, proclamarmos nossa esperança. O batismo do Espírito Santo é nossa mais urgente necessidade. Deus está ansioso para nos conceder essa graça. Ecoando as palavras de Jesus, Ellen White afirmou: “O Senhor está mais disposto a dar o Espírito Santo àqueles que O servem do que os pais a dar boas dádivas a seus filhos” (Atos dos Apóstolos, p. 50). Não existe cumprimento da missão sem esse poder. Sobre isso, John Stott reflete: “Antes de mandar a igreja para o mundo, Cristo mandou o Espírito para a igreja. A mesma ordem precisa ser observada hoje.” Ore hoje pelo derramamento do Espírito. Com Ele, o povo de Deus se une, confusões são desfeitas e o evangelho é pregado com poder.

Erton Köhler, Nossa Esperança, MM 2019, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA