Dar-vos-ei pastores segundo o Meu coração. Jeremias 3:15

Pastores não são anjos, mas apenas homens chamados por Deus para uma obra especial. Como líderes, têm grandes responsabilidades, expectativas e cobranças. Como ministros, são representantes diretos do Senhor. Quanta responsabilidade!

O ministério não é apenas uma profissão. É muito mais do que isso. Quem não entende a vocação sublime que recebeu se torna infeliz e carrega nos ombros um peso sobrenatural. Não é fácil ser pastor. Peter Drucker disse que o ministério pastoral é uma das quatro ocupações mais difíceis dos Estados Unidos. Para ele, em termos de dificuldade, o pastorado está no mesmo grupo em que constam a presidência da nação, de universidades e a diretoria de hospitais.

Quando um pastor é movido pela missão e vive na presença de Deus, seu ministério se torna mais fácil e inspirador. Ellen White observa: “Aqueles que devotam a existência a um ministério semelhante ao de Cristo conhecem o que significa a verdadeira felicidade. Seus interesses e orações estendem-se muito além de si mesmos” (Serviço Cristão, p. 269).

Mesmo sendo um instrumento do Senhor, o pastor ainda é humano. Ele representa Jesus, está entre o Céu e a Terra e lida com a salvação e a perdição de pessoas. Mas ele é um alvo especial do inimigo. Por conta dessa realidade, pastores também precisam se reconhecer como ovelhas e ser tratados como tal.

Muitas vezes olhamos para o pastor e nos esquecemos do ser humano. Queremos que sua família seja modelo, suas emoções sejam saudáveis, seu sermão, criativo, e sua liderança, empolgante. No entanto, assim como seus membros, ele também precisa de cuidado para permanecer firme e oferecer seu melhor. Por isso, cuide de seu pastor. Olhe para ele e para a família pastoral como ovelhas que precisam de amor e oração. O Senhor nos recomenda: “Aqueles que amam ao Senhor e Sua verdade devem […] orar pedindo a bênção de Deus sobre o pastor” (Ministério Pastoral, p. 48).

E se as coisas não estão bem, ore ainda mais. Como disse Robert E. Harris: “Se uma igreja quer um pastor melhor, ela pode conseguir isso orando por aquele que já tem.” Portanto, cuide de seu pastor. Ajude-o a viver feliz e fielmente seu ministério. Você e sua igreja serão os maiores beneficiados.

Erton Köhler, Nossa Esperança, MM 2019, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA