Todos os teus filhos serão ensinados do Senhor; e será grande a paz de teus filhos. Isaías 54:13

Edson foi o segundo dos quatro filhos de Tiago e Ellen White. Era criativo, cheio de iniciativa e intenso em tudo o que se envolvia, mas também era imprevisível e excêntrico. Teve uma juventude difícil, com fortes conflitos espirituais.

Desde cedo, aprendeu a ser impressor nas editoras da igreja; mas, ao final da década de 1880, decidiu criar a própria gráfica. O negócio não deu certo, as dívidas aumentaram e a condição espiritual se deteriorou. Apenas no verão de 1893, depois de muitas lutas, decidiu reorganizar a vida e se dedicar ao trabalho de Deus.

Tiago e Ellen viveram o drama de ter um filho em crise espiritual e nunca deixaram de orar intensamente por ele. Ellen sofria tanto por essa situação que algumas vezes pensou em como seria o Céu sem a presença de Edson.

Seus apelos ao filho eram constantes. Em um deles, ela disse: “Se buscares a Deus com coração humilde e crente, para ter Sua direção em meio à perplexidade, terás a oportunidade de depositar teu caso em Suas mãos. O céu e a terra passarão, mas Suas promessas não falharão. […] Você creu em Suas promessas quando tinha apenas três anos de idade. Revele agora a simplicidade de uma criança e vá ao Senhor com fé inabalável” (Carta 2, 24 de junho de 1886, dirigida a Edson e Emma White).

Em sua volta para Deus, Edson aceitou os apelos insistentes que a mãe fazia para que alguém desenvolvesse um trabalho especial entre os afro-americanos no sul dos Estados Unidos. Em 1894, formou a Sociedade Missionária do Sul, viajando no navio a vapor Estrela da Manhã pelo rio Mississipi. Desenvolveu um forte trabalho de educação e evangelização, usando seu barco como sala de aulas e igreja.

Deus é capaz de resgatar, transformar e usar filhos em crise espiritual. Ellen White experimentou esse milagre na própria família. Com base na própria experiência, recomenda aos pais: “Nunca se sintam tranquilos enquanto eles estão frios e indiferentes. Clamem a Deus dia e noite. Orem e trabalhem pela salvação de seus filhos” (Review and Herald, 23 de abril de 1889).

Não desista! A semente espiritual que você plantou no passado pode parecer sufocada e não dar o resultado esperado. Porém, com oração e trabalho, os filhos “ensinados do Senhor” retornarão. Não há impossíveis para Deus.

Erton Köhler, Nossa Esperança, MM 2019, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA