O mal mensageiro se precipita no mal, mas o embaixador fiel é medicina. Provérbios 13:17

Uma das lições importantes da vida é que a felicidade se conquista todos dos dias no cumprimento do dever. A literatura da sabedoria, no mundo antigo, estava freqüentemente direcionada a orientar aos embaixadores no cumprimento de seu dever.  A fidelidade do mensageiro determinava o sucesso da missão.  Desde esta perspectiva “o mal mensageiro” mencionado no verso de hoje não se refere ao mensageiro que levava notícias tristes, mas ao mensageiro negligente que não cumpria bem a sua missão.

Suponhamos que o exército tivesse perdido a batalha.  O mensageiro tinha a missão de levar essa notícia ao rei.  Por doloroso que pudesse ser ele não podia omitir-se do seu dever.

Quando o filho rebelde de Davi, Absalão, morreu na batalha, houve um mensageiro que se apressou para dar a notícia ao rei, mas diante da pergunta: “O que aconteceu com o meu filho”, o mensageiro diz “não sei, meu senhor, somente sei que o nosso exército venceu”.

Este mensageiro era um mal mensageiro.  Omitiu-se, negligenciou seu dever, não cumpriu sua missão de maneira íntegra.  O texto afirma que aquele que não cumpre com o seu dever “se precipita para o mal”.  No original dá-se a entender que é passível de castigo.

Pode haver maior castigo para a pessoa negligente do que o sentimento de não realização?  Todo mundo prospera menos você.  Todos crescem, todos são bem sucedidos e você sente que está  sempre no mesmo lugar, assistindo o desfile dos vitoriosos.

O tema central do texto de hoje é a felicidade.  Cumpra a sua missão e cumpra-a bem.  Isso é parte de uma vida realizada e feliz.

Por que não pará uns minutos para revisar hoje, os três últimos trabalhos que você realizou?  Os fez de maneira completa?  Os deixou quase no fim “porque tinha outras coisas mais importantes para fazer?  O que é mais importante do que cumprir a missão bem cumprida, por insignificante que pareça?” O trabalho bem cumprido é o melhor retrato de uma pessoa vitoriosa.

Peça a Deus sabedoria para enxergar as coisas que você precisa mudar e depois parta para os cumprimentos dos desafios que a vida lhe apresenta.  E lembre-se: “o mal mensageiro se precipita no mal, mas o embaixador fiel é medicina”.                                                Alejandro Bullón, Janelas para a vida, MM 2007, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA