Da idade de 30 anos era Davi quando começou a reinar; e reinou 40 anos. – II Samuel 5:4
Em II Samuel 5, com a morte de Isbosete, o povo de Israel foi a procura de Davi para ungi-lo como rei, também sobre eles. Davi ainda era novo, e enfrentou muitos problemas, incluindo as perseguições de Saul, em sua mocidade. Quando começou a reinar sobre Judá, tinha apenas 30 anos, mas muita experiência de vida. Reinou ao todo por 40 anos (v.1-5).
Davi era um rei de muita ação. Não podia ver o povo de Israel sendo explorado pelos inimigos, e logo começou as batalhas de Deus para expulsa-los e ser reconhecido pelos outros reis da região. Começou expulsando os jebuseus de Jerusalém, que o ridicularizavam dizendo que até “cegos e aleijados o impediriam”, tomando a fortaleza de Sião que era ocupada por eles, e ali fazendo a sua morada, a Cidade de Davi (v.6-9).
Davi ia crescendo em poder cada vez mais, porque o SENHOR, Deus dos Exércitos, era com ele. Hirão, rei de Tiro enviou madeiras, carpinteiro e pedreiros  para construir um palácio para Davi. Nesse período, Davi tomou mais esposas e concubinas e teve mais 11 filhos em Jerusalém  (v.10-16).
Quando os filisteus souberam que Davi havia sido coroado rei de Israel, foram tentar captura-lo e se espalharam pelo vale de Refaim. Ele consultou ao SENHOR se deveria enfrentá-los e a resposta foi positiva: “certamente os entregarei em suas mãos”. Davi os derrotou, pois o Senhor irrompeu no meio de seus inimigos  (v.17-21).
Os filisteus voltaram a atacar novamente, e mais um vez Davi busca sabedoria em Deus, e Deus o orienta dando uma nova estrategia para o ataque, e Davi vence mais uma batalha (v.22-25).
Davi sempre buscava a Deus, e obtinha a vitoria, reconhecendo que era o Senhor que lhe entregava seus inimigos. Devemos também consultar ao SENHOR em tudo o que formos fazer, e seguir Suas orientações. Assim como Davi, devemos sempre exaltar ao SENHOR, reconhecendo que as vitórias só foram possíveis por estarmos ligados a Ele.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA