Todos disseram: “O conselho de Husai é melhor do que o de Aitofel”. O Senhor havia decidido frustrar o sensato conselho de Aitofel, a fim de trazer desgraça sobre Absalão. II Samuel 17:14

Em II Samuel 17, Aitofel orientou Absalão a selecionar doze mil homens para sair em perseguição a Davi, imediatamente, assim o pegariam cansado e seria presa fácil. Mas antes de seguir os conselhos de Aitofel, Absalão resolveu ouvir o conselho de Husai, pois sabia que era o melhor conselheiro de seu pai (v.1-5).

Husai contestou o conselho de Aitofel, mas na realidade Deus o orientava a ganhar tempo, para que Davi e sua comitiva conseguissem atravessar o rio Jordão. Suas orientações foram a de reunir todo o exército de Israel, e saírem sobre o comando do próprio Absalão, para firmar o seu poder. Falou da experiência de Davi, que provavelmente estaria abrigado em algum lugar separado do povo, e que não seria uma presa fácil. Tanto Absalão como os demais homens de Israel, acharam que o conselho de Husai era mais sábio do que o de Aitofel, e resolveram seguir esse caminho. Só não sabiam que esse conselho vinha da parte de Deus, para trazer desgraça sobre Absalão (v.6-14).

Husai avisou aos sacerdotes Zadoque e Abiatar, sobre o plano de Aitofel e o seu, e pediu que enviassem os emissários rapidamente à Davi. Apesar de os dois emissários terem que se esconder em um poço, para fugir dos soldados, conseguiram chegar a tempo até Davi: “Depressa, atravessem o Jordão ainda esta noite!” E chegaram ao amanhecer na outra margem (v.15-22).

Aitofel, ao saber de que seu plano não foi aceito, foi para sua cidade natal, pôs os seus negócios em ordem e se enforcou. Enquanto Absalão reunia todo o exército de Israel, e nomeava Amasa, primo de Joabe, como seu comandante, Davi chegou a Maanaim, onde foi muito bem recebido. Preparam camas e alimentos para toda a comitiva, pois estavam exaustos e famintos depois dessa viagem as pressas (v.23-29).

Apesar de Davi tomar decisões em que nem sempre consultava a Deus, o Senhor continuava fiel as Suas promessas, protegendo os Seus filhos. A mão do Senhor estava sobre Davi.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA