Absalão tentou fugir em sua mula, mas ao passar debaixo dos galhos espessos de um grande árvore, ficou enroscado neles pela cabeça… ficou pendurado na árvore. II Samuel 18:9

Em II Samuel 18, Davi prepara o seu exército para o combate. Divide-os em três grupos, sendo um comandado por Joabe, outro por Abisai e outro por Itai. Davi queria ir junto, mas os soldados não permitiram. Ele deixou bem claro a todos de que queria que não fizessem nenhum mal para Absalão. Então os soldados marcharam para a batalha (v.1-5).

Os soldados israelitas foram derrotados, e mais de 20 mil soldados pereceram. Quando se viu cercado, Absalão tentou fugir em sua mula, mas ficou preso nos galhos de uma árvore. Como a mula continuou correndo, logo ele estava pendurado pela cabeça na árvore. Os soldados de Davi o localizaram e foram informar a Joabe, que reclamou por eles não terem matado Absalão. Recebeu em resposta a orientação de Davi para não fazerem mal ao rapaz. Joabe foi até onde ele estava e atravessou o peito de Absalão com 3 dardos, e seus soldados acabaram de matá-lo. Atiraram seu corpo em uma vala profunda e cobriram com pedras (v.6-16).

Joabe tocou a sua trombeta, e os soldados de Davi pararam de perseguir os soldados de Israel. Apesar de Aimaás, filho de Zadoque, insistir em levar a noticia à Davi, Joabe não o permitiu e enviou um etíope para avisar Davi dos acontecimentos. Aimaás insistiu tanto que Joabe acabou permitindo que ele também fosse. Apesar de sair depois, ainda chegou primeiro que o etíope, mas apenas falou sobre a vitória do exército de Davi. Quando perguntado sobre Absalão, ele mentiu dizendo que não sabia de seu paradeiro. Logo chegou o etíope e deu a informação completa. Davi ficou muito abalado e se lamentou pela perda de mais um de seus filhos (v.17-33).

Davi se lamentou não só pela perda do filho, mas principalmente porque o próprio rei era o responsável pela cadeia de eventos que culminou nessa tragédia. Tudo começou com o pecado de Davi com Bate-seba e a morte de Urias. Deus perdoa os nossos pecados confessados, mas não retira as consequências dos mesmos.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA