Então, irei ao altar de Deus, de Deus, que é a minha grande alegria; ao som da harpa eu te louvarei, ó Deus, Deus meu. – Salmo 43:4

O Salmo 43, aparentemente é a continuação do Salmo 42, pois o versículo 5 é semelhante ao refrão utilizado por Davi em 42:5, 11.

  • Davi começa pedindo à Deus que lhe faça justiça, e pleiteie a sua causa, pois sua nação, Israel, está sendo contenciosa, e dirigida por um  homem fraudulento e injusto. Davi confia na justiça de Deus, sua fortaleza, mas, diante da situação, se sente rejeitado, anda lamentando pela opressão de seus inimigos (v.1-2);
  • Clama por luz, mas não qualquer uma, mas a vinda de Deus, bem como a verdade divina, para que o guiem e o levem novamente a Casa do Senhor, no seu santo monte. Ele quer ir ao altar de Deus, onde a sua grande alegria é louvá-Lo ao som da harpa (v.3-4);
  • Terminando, ele repete o refrão utilizado no Salmo 42: Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu (v.5).

Davi, neste Salmo, apresenta o sofrimento humano, a certeza do auxílio e a confiança na vitória final mediante a fé no Deus Todo Poderoso. Precisamos aprender com Davi, a sempre confiar em Deus, mesmo quanto tudo parece perdido.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA