O tema discutido em Romanos 10, é baseado em Romanos 9:31-33, onde nos diz que Israel não alcançou a justiça porque a buscava com base nos méritos próprios. Paulo também reitera sua preocupação pela salvação deles.

Irmãos, o desejo de meu coração, e minha oração, é que os israelitas sejam salvos.  Sei da dedicação deles por Deus, mas é zelo sem entendimento. Não entenderam a maneira como Deus declara as pessoas justas diante dele (não pelas obras da lei), apegam-se a seu próprio modo de se tornar justos tentando seguir a lei, e recusam a maneira de Deus (salvação pela fé em Cristo). Cristo é o fim da lei como meio de salvação. Todo o que nele crê é justificado.

A salvação é para todos

Moisés escreve que o modo pelo qual a lei torna alguém justo exige obediência a todos os seus mandamentos. Mas o modo pelo qual a fé torna alguém justo diz: “Não diga em seu coração: ‘Quem subirá ao céu?’ (Cristo veio a terra). E não diga: ‘Quem descerá ao lugar dos mortos?’ (Cristo já ressuscitou)”. Na verdade, diz: “A mensagem está bem perto; está em seus lábios e em seu coração” (Deus já a colocara no coração deles). E essa mensagem é a mesma que anunciamos a respeito da fé: se você declarar com sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dos mortos, será salvo. Pois é crendo de coração que você é declarado justo, e é declarando com a boca que você é salvo. Como dizem as Escrituras: “Quem confiar nele jamais será envergonhado (Isa.28:16)”. Nesse sentido, não há diferença entre judeus e gentios, uma vez que ambos têm o mesmo Senhor, que abençoa generosamente todos que o invocam. Pois “todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo (Joel 2:32)”.

Mas como poderão invocá-lo se não crerem nele? E como crerão nele se jamais tiverem ouvido a seu respeito? E como ouvirão a seu respeito se ninguém lhes falar? E como alguém falará se não for enviado? Por isso as Escrituras dizem: “Como são belos os pés dos mensageiros que trazem boas-novas!”.

Nem todos, porém, aceitam as boas-novas, pois o profeta Isaías disse: “Senhor, quem creu em nossa mensagem?”. Portanto, a fé vem por ouvir, isto é, por ouvir as boas-novas a respeito de Cristo. Mas eu pergunto: o povo de Israel ouviu, de fato, a mensagem? Sim, eles ouviram: “Sua mensagem chegou a toda a terra, e suas palavras alcançaram os confins do mundo”.

Volto a perguntar: será que o povo de Israel entendeu? Sim, eles entenderam, pois, já no tempo de Moisés, Deus disse: “Provocarei seu ciúme por meio de um povo
que nem sequer é nação. Provocarei sua ira por meio de gentios insensatos”.

E, mais tarde, Isaías se pronunciou com ousadia: “Fui encontrado por aqueles que não me procuravam. Revelei-me àqueles que não perguntavam por mim”. A respeito de Israel, porém, diz: “O dia todo abri meus braços para eles, mas foram desobedientes e rebeldes”. O AT profetiza que muitos em Israel rejeitariam as boas-novas de que Deus havia voltado para redimir e consolar. Essas pessoas falhariam em transformar sua eleição em salvação, justamente por confiar na própria eleição. Lembrando que o povo de Israel foi escolhido para levar os ensinamentos de Deus à todas as nações, mas, se sentiram mais santos que os demais, e não quiseram se misturar com os gentios. Agora Paulo começa a fazer o que eles deveriam ter feito, então perseguem Paulo por esse motivo.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA