DIABETES – COMO ANDA?

0
83

Já faz algum tempo que não escrevo sobre o diabetes, e como está a minha situação com relação a essa doença.

Tenho ido regularmente ao Endócrino, para fazer um acompanhamento, e tenho procurado fazer algumas melhorias em meus hábitos de vida. Procuro me alimentar cada vez melhor, dando sempre preferência pelos alimentos crus, e também praticar exercícios.

Tem dias em que o taxa de glicemia chega a uma média de 200, e isso não é nada bom, pois o médico disse que estou começando a ter uma Neuropatia periférica (Quando afeta o sistema nervoso periférico, como nervos de braços e pernas). No meu caso, diminuiu a sensibilidade na sola dos pés, e isso requer mais cuidados e atenção com a minha saúde.

Nas mudanças que introduzi em meus hábitos diários, está a preocupação em diminuir a quantidade de insulina que tomo diariamente:

  • Lantus – utilizo pela manhã. Estava tomando 25 unidades, e agora abaixei para 22;
  • Humalog – utilizo 3 vezes ao dia, antes das refeições. Estava tomando 7 unidades pela manhã, 6 no almoço e 4 a noite. Agora estou utilizando 5 pela manhã, 4 no almoço e 2 a 3 a noite.

Essas reduções, podem parecer pouco, mas são bem significativas, pois o meu corpo recebe menos insulina, e de alguma forma precisa compensar, mas de uma forma mais saudável. Nesta 2a.feira, caminhei 6 km, um pouco acelerado e fiz em 1:05h. A glicemia que normalmente, no horário do almoço, era em torno de 200, baixou para 58. Ontem caminhei um pouco mais pela manhã, fazendo 7 km em 1:15h, e a glicemia no almoço estava em 47. A tarde caminhei com minha esposa, a um passo mais moderado, por 4,5 km, e fizemos em 1:00h. A minha glicemia a noite foi de 71, quando normalmente girava em torno de 150.

Em resumo, mais alguns ajustes na alimentação e uma boa caminhada diária, estão me ajudando a ter os índices glicêmicos em uma faixa melhor, e a diminuir as doses das insulinas. O corpo agradece muito.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA