DEUTERONÔMIO 6 – CHAMADO PARA UM COMPROMISSO TOTAL

0
1035

Quando tiverem comido até se fartarem nessa terra, cuidem para não se esquecerem do Senhor, que os libertou da escravidão na terra do Egito. Deuteronômio 6: 11-12

Em Deuteronômio 6, Moisés chama o povo para que tenham com compromisso total com Deus. “Ouve, Israel, Yahweh nosso Deus, Yahweh é um” (tradução literal) (v.4). Essa frase, mais conhecido como Shema (Ouve), constitui a essência da fé monoteísta, central para o judaísmo e não menos importante para o cristianismo (Marcos 12:29-30).

Os versículos 4 e 5 expressam o maior dos mandamentos: amar a Deus que é um. Esta é a primeira vez nas Escrituras em que se ordena amar a Deus. Em uma tradução literal, poderíamos ler assim: “E amarás o Senhor teu Deus com todos o teu coração (levavekha) e com toda a tua pessoa (nafshekha) e com todo o teu muito (meodekha)” (v.5). A aliança com o Senhor não deve ser formal nem movida por interesses. Envolve todo o ser, e tudo que somos.

O povo, seus filhos e netos deveriam temer ao Senhor enquanto vivessem, e a obediência os levaria a desfrutar de vida longa (v.2). Deveriam guardar no coração as palavras que Moisés estava lhes dando, repeti-las com frequência a seus filhos, conversar a respeito delas em casa, ao caminhar, ao se deitar e ao se levantar. Prendê-las nas mãos e na testa, escreve-las nos batentes das portas da casa e nos portões (v.4-9), tamanha a sua importância.

Morariam em cidades que não construíram, casas com bens que não produziram, tirar água de cisternas que não cavaram, comer do fruto que não plantaram. Ao se fartarem, não deveriam esquecer do Deus que os libertara e levara para terras tão férteis (v.10-13).

Depois de anos de escravidão, e de caminhada pelo deserto, agora herdariam a Terra Prometida. Deveriam ter sempre o foco em Deus, não permitindo que nada os afastasse do Senhor. Fazer sempre o que é certo e ensinar Seus filhos e netos, lembrando-os de tudo o que Deus lhes fizera. Assim o Senhor poderia os abençoar e preservar a sua vida (v.20-25). Deus nos ama e quer nos dar o melhor. Preparou moradas para nós e não quer que nenhum de nós venha a se perder. Falta muito pouco para Ele voltar e nos buscar.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA