Até quando vocês vão esperar para tomar posse do restante da terra que o Senhor, o Deus de seus antepassados, lhes deu? Josué 18:3

Em Josué 18, Deus havia entregue a terra prometida à Israel, mas algumas cidades ainda teriam que ser tomadas. Toda a comunidade se reuniu em Siló (lugar de descanso), e lá armaram o Tabernáculo. Sete tribos ainda não tinham recebido sua herança. Josué repreendeu os que já tinham suas posses definidas, a tomarem todo o território que lhes pertencia, pois houve uma acomodação geral (v.1-3).

Mandou escolherem três homens de cada tribo (provavelmente das sete tribos que ainda não tinham recebido sua herança) para fazerem um levantamento de todo o território à ser distribuído entre elas, com um relatório por escrito das divisões propostas e um mapa de toda a região. Quando voltassem seria feito o sorteio na presença do Senhor, em Siló (v.4-10).

A primeira porção de terra foi sorteada para a tribo de Benjamim, e ficava entre os territórios de Judá e José. Suas terras tinham fontes de águas, e ao leste o rio Jordão irrigava seu território. A cidade de Jerusalém (onde moravam os jebuseus) ficava em seu território. Teriam um grande desafio pela frente para assumirem todo o seu território (v.11-28).

Por terem vivido durante tanto tempo como nômades, os israelitas se mostraram relutantes em mudar o estilo de vida. Haviam enriquecido com os espólios dos cananeus e tinham fartura. Pareciam estar mais preocupados com a comodidade e a complacência do momento do que com a obtenção de sua herança. Nós também não podemos nos deixar acomodar, pois precisamos entrar na posse da herança eterna.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA