A bondosa mão de nosso Deus  está sobre todos que o adoram, mas seu poder e sua ira estão contra todos que o abandonam. Esdras 8:22

Em Esdras 8, o líder judeu lista todas as famílias que estavam retornando a Jerusalém. Foram 15 famílias, e se consideramos que cada família era composto por esposa e filhos,  teríamos aproximadamente 8.000 pessoas retornado com Esdras (v.1-14).

Foi designado um lugar geral para  se reunirem,  e no tempo apontado, os que desejavam ir a Jerusalém se reuniram para a longa viagem. “E ajuntei-os perto do rio que vai a Aava, e ficamos ali acampados três dias”. Esdras esperava que um grande número retornasse a Jerusalém, mas o número dos que responderam ao chamado era desapontadoramente pequeno. Olhando o grupo reunido, Esdras ficou surpreso por não ver entre eles nenhum dos filhos de Levi. Eles deveriam ter sido  os primeiros a responder. Esdras enviou-lhes um urgente convite para se unirem com o grupo. Ao todo, cerca de 40 sacerdotes e 220 netitins – homens de confiança, sábios ministro e bons mestres e ajudadores – se uniram ao grupo acampado (v.15-20).

Surge um novo problema: Esdras estava levando peças de ouro (3.500 kg),  prata (26.000 kg) e bronze polido, para Jerusalém, e não pedira escolta para o rei Artaxerxes, pois dissera que “a boa mão de Deus é sobre todos os que o buscam, para o bem deles”. Então pediu que todos se unissem em um jejum e oração, pedindo a proteção de Deus para a viajem que empreenderiam. Ele estava ciente de que os inimigos armariam ciladas para matar a todos e para roubar todos os pertences (v.21-23).

Cerca de 4 meses foram gastos na viagem, dado que a multidão que o acompanhava, incluindo mulheres e crianças, precisava andar devagar. Ao chegarem em Jerusalém, Esdras entregou os objetos de valor ao sacerdote Meremote para serem guardados no templo (v.24-36).

O bom senso diz que seria necessária uma escolta militar, mas eles jejuaram e oraram pedindo a proteção de Deus durante a viagem, e Deus os atendeu levando-os com toda segurança. Seus inimigos foram impedidos de fazer-lhes mal. Confiar em Deus é tudo o que precisamos.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA