Porque nos tornamos espetáculo ao mundo, tanto a anjos, como a homens.          1 Coríntios 4:9

Um dos lugares mais singulares e fascinantes que já conheci é o Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos. O local se tornou um parque nacional por votação do Congresso norte-americano, e a lei foi promulgada pelo presidente Ulysses S. Grant no dia 1o de março de 1872. Conforme declara o site da Unesco, Yellowstone contém metade dos pontos geotermais do mundo e dois terços de todos os gêiseres do planeta. Ao visitar o local, o pensamento predominante de alguns é: “Como eu gostaria que toda a magnificência da natureza, a emoção da terra e a energia viva do lugar pudessem ser fotografadas” (Annie Leibovitz).

A palavra “gêiser” se origina do verbo islandês geysir (“esguichar”) e se refere a uma fonte de água quente que joga regularmente no ar um jato de vapor e água fervente. O gêiser mais famoso de Yellowstone se chama “Old Faithful” [Velho Fiel] e recebeu esse nome de Henry D. Washburn em 1870. Esse gêiser em formato de cone entra em erupção religiosamente entre 44 e 125 minutos e é capaz de esguichar de 14 a 32 mil litros de água fervente a uma altura de 32 a 56 metros. Muitos turistas curiosos assistem a esse gêiser previsível todos os dias, sem se decepcionar com seu desempenho.

O apóstolo Paulo diz que nós também somos “espetáculo ao mundo, tanto a anjos, como a homens” (1Co 4:9). Assim como as pessoas se aproximam cheias de expectativa acerca do “Velho Fiel”, elas também têm expectativas sobre cada um de nós. Pessoas sérias esperam que os cristãos se comportem como cristãos, e não devemos decepcioná-los. Na verdade, “nossa vida é a única Bíblia que algumas pessoas terão a oportunidade de ler. Os cristãos são epístolas vivas, escritas por Deus e lidas pelos seres humanos” (Greg Laurie).

As habilidades retóricas podem convencer e mover multidões por um tempo. Porém,

somente nosso exemplo pessoal é capaz de acrescentar importância real a nossas palavras. “A influência espontânea e inconsciente de uma vida santa é o mais convincente sermão que se pode fazer em prol do cristianismo. O argumento, mesmo quando seja irrespondível, pode só provocar oposição; mas o exemplo piedoso tem um poder a que é impossível resistir completamente” (Atos dos Apóstolos, p. 511).

Se você fosse o único cristão do mundo, que tipo de cristianismo teríamos? Reflita sobre essa pergunta e permita que o Espírito Santo transforme aquilo que for necessário em sua vida. – Alberto Timm, Um dia inesquecível, MM 2018

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA