Volta-Te para mim e tem compaixão, porque estou aflito e sozinho. Salmo 25:16

Não é fácil ser líder. Houve um tempo em que a melhor definição de líder era: “Aquele que inspira e leva as pessoas para ação conseguindo delas o máximo de colaboração e o mínimo de oposição.” Hoje, a melhor definição poderia ser: “Líder é aquele contra o qual a maioria se opõe.” Vivemos em tempos de contestação. “Si hay líder, soy contra”, parece ser o grito universal dos povos.

Davi era o líder de Israel e pagou o preço da incompreensão e da solidão. Disse: “Estou sozinho e aflito.”  Se você nunca teve que exercer um cargo de liderança e tomar decisões difíceis que envolvem outras pessoas, talvez não consiga entender a “solidão do líder.”

Se você quer ser leal a sua consciência e aos princípios Bíblicos verá muitas vezes que amigos e até membros de sua família se colocarão contra você. Isto dói. O salmista  conhecia  bem esta dor porque seus filhos, Absalão, Amon e Adonias estavam contra ele e junto a eles  Aitofel, um dos melhores amigos do rei.

Nessas horas de solidão e dor, aonde vai o líder ferido? Ele não pode desanimar nem  esmorecer, nem fraquejar. Ele é o líder. Todos podem abandonar o barco, menos o capitão. Todos podem correr, fugir, o líder não.  Mas ele não é apenas um ser humano como os outros? Não tem sentimentos, coração e sangue como os demais? Sim, mas quem se importa com isso?

O verso de hoje nos dá a entender que há alguém que se importa. Por isso a oração do salmista foi: Volta-te para mim e tem compaixão, porque estou sozinho e aflito.

Aflição, do verbo hebraico Tsarah, significa dor psicológica e emocional. É neste significado  que a palavra aparece por primeira vez em Gen. 42:21, quando os irmãos de José ao reconhecê-lo, disseram uns aos outros. “Na verdade, somos culpados, no tocante a nosso irmão, pois lhe vimos a angústia da alma. Quando nos rogava, e não lhe acudimos; …”

José era o líder abandonado e rejeitado. Como Davi, como tantos outros e talvez, como você hoje, diante das circunstâncias difíceis que está vivendo.

Mas Jesus está aí ao seu lado, disposto a dar-lhe forças para suportar as intrigas e maledicências da oposição. Não tema. Apenas diga como o salmista: “Volta-te para mim e tem compaixão, porque estou sozinho e aflito.”                                                          Alejandro Bullón, Janelas para a vida, MM 2007, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA