Pela terceira vez Jesus lhe perguntou: Simão, filho de João, tu Me amas? Pedro entristeceu-se por Ele lhe ter dito, pela terceira vez: Tu Me amas? E respondeu-Lhe: Senhor, Tu sabes todas as coisas, Tu sabes que eu Te amo. Jesus lhe disse: Apascenta as Minhas ovelhas. João 21:17

A segunda sequência de três no trato de Jesus com Pedro confirmou a restauração do apóstolo (Jo 21:15-17). Ele já havia visto Jesus três vezes depois da ressurreição, mas sem nenhuma palavra de reprovação. Mas eles precisavam conversar. Pedro havia recebido três novas oportunidades para apagar de sua memória as três vezes que negou a Jesus, porque, para pecados profundos, Deus sempre providencia oportunidades intensas.

Havia chegado o momento da confirmação: “Amas-Me mais do que estes?” Para facilitar, havia um termo de comparação. Mais do que os outros ­discípulos amavam? Mais do que aos barcos, as redes e a pesca? Esse parâmetro é importante porque, como disse Ellen White, apenas “quando amarmos a Deus acima de tudo, as coisas temporais ocuparão o lugar certo em nossas afeições”
(O Lar Adventista, p. 372).

Outro objetivo de Jesus era ensinar Pedro a amar e ter paciência com as pessoas. Comentando essa ocorrência da vida do apóstolo, Ellen White diz que “sem o amor de Cristo, [Pedro] não podia ser um fiel pastor do rebanho do Senhor” (O Desejado de Todas as Nações, p. 815).

Por trás de uma única pergunta, repetida três vezes e de forma insistente, Jesus queria demonstrar o quanto realmente acredita em recomeços. Ellen White explica: “Afirmam alguns que, se uma pessoa tropeça e cai, jamais poderá recuperar sua posição; mas o caso [de Pedro] contradiz tal ideia. […] Ao confiar a seu cuidado as almas pelas quais havia dado a vida, Cristo deu a Pedro a mais forte evidência de confiança em sua restauração. E ele foi incumbido de apascentar não só as ovelhas, mas os cordeirinhos – uma obra mais ampla e delicada do que aquela que lhe havia sido indicada até então” (The Youth’s Instructor, 22 de dezembro de 1898).

Pedro (e por que não você e eu também?), com justiça, poderia repetir a confissão de um pregador atual: “Eu dei incontáveis razões para Jesus não me amar, mas nenhuma delas foi forte o suficiente para mudá-Lo.” Por conta disso, renove também seu amor por Jesus.

Erton Köhler, Nossa Esperança, MM 2019, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA