É isto que devem fazer aqueles que pecam sem intenção, quebrando algum dos mandamentos do Senhor. Levítico 4:2

Em Levítico 4 vemos que as várias palavras usadas na Bíblia para definir e descrever o pecado contêm os seguintes conceitos:

  • Pecado é desvio de um padrão definido, transgressão da lei de Deus;
  • Pecado é não alcançar, é falhar em atingir o alvo da perfeição;
  • Pecado é desobediência. Desobedecer é possível somente quando se tem conhecimento da lei e de sua transgressão;
  • Pecado é ofensa contra Deus.

Pecar por “ignorância” significa: sem intenção, sem pensar, involuntariamente, inadvertidamente ou descuidadamente. Nessas situações, todos que pecaram por ignorância, devem trazer a sua oferta para que haja o perdão pelo pecado cometido.

Para o sacerdote ungido, que tenha pecado para escândalo do povo (v.3-12) deveria trazer um novilho sem defeito ao Senhor. Lembrando que ele era o representante, aquele que agia pelo povo em todas as coisas pertinentes ao santuário. Quando ele pecava, todo o Israel pecava (lembrar de Arão e o bezerro de ouro). Quando o sumo sacerdote pecava, o sangue era levado ao interior do santuário. Seu pecado era considerado mais sério do que os demais (v.5-7).

Para a congregação que tenha pecado por ignorância, também deveriam trazer um novilho perante o Senhor (v.13-21). Um príncipe que tenha pecado, deveria trazer um bode sem defeito (v.22-26). E se uma pessoa qualquer pecou por ignorância, deve trazer uma cabra sem defeito (v.27-35).

Em todas as situações, sempre deveria se trazer um animal para morrer no lugar do pecador. Também a gordura deveria ser retirada do animal sacrificado, para ser oferecida como oferta queimada ao SENHOR, e seria de aroma agradável ao SENHOR. (v. 8-9; 19-20; 26; 31; 35). Uma provisão para uma escala graduada com relação ao valor de ofertas prescritas reflete tanto a justiça quanto a misericórdia de Deus. Deus quer nos dar o perdão mas precisamos manifestar o nosso arrependimento sincero perante o SENHOR.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA