E, se alguma pessoa pecar e fizer contra algum de todos os mandamentos do SENHOR aquilo que se não deve fazer, ainda que o não soubesse, contudo, será culpada e levará a sua iniquidade. – Levítico 5:17

Em Levítico 5, Deus continua a tratar dos pecados ocultos ou de ignorância. Presenciar algum fato importante, e ser chamado a depor, cuidar para que os fatos alegados sejam reais e não apenas suposições. A testemunha deve dizer somente a verdade. Muitas injustiças e tristezas poderiam ser evitadas se esse princípio fosse seguido (v.1).

Ao tocar em alguma coisa imunda está cerimonialmente impuro (v.2-3). Nos tempos antigos não tinham o conhecimento médico e sanitário disponível hoje. Não sabiam que, ao ter contato com certas doenças, podia-se contraí-la e contaminar outros. Assim, o único princípio seguro era evitar tudo o que fosse suspeito, para evitar uma epidemia.

Prometer alguma coisa ou fazer um voto e não cumprir também era considerado pecado. Quebrar a palavra empenhada é um pecado flagrante do nosso tempo e parece aumentar cada vez mais. Em todas essas situações deveria ser trazida uma oferta perante o SENHOR (v.4-5).

Os pobres também deveriam trazer suas ofertas perante o SENHOR, mas poderiam ser duas pombinhas ou rolinhas ao invés de um cabrito (v.7). E se nem isso ele tivesse condições de trazer, deveria trazer a decima parte de uma efa (18 litros) de farinha (1,8 l), sem azeite nem incenso, como na oferta de manjares (v.11). Em Hebreus 9:22 fala que “quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e, sem derramamento de sangue, não há remissão.” e esta era uma das exceções a regra.

Cometer ofensa e pecar por ignorância nas coisas sagradas do SENHOR (oferta das primícias, dizimos, ofertas, e o que mais pertence ao Seu serviço) também é pecado. Reter ou diminuir, ou pagar menos do que era devido era considerado pecado. E não era suficiente trazer o carneiro para sacrifício, mas devolver o que deixou de dar das coisas sagradas, e ainda acrescentar 1/5 do valor. A intenção de Deus por trás de todas essas orientações, é de que sejamos um povo muito unido, interessado no bem estar de nossos semelhantes e andar firmes em Seus princípios (v.14-16).

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA