Então, Pedro se lembrou da palavra que Jesus lhe dissera: Antes que o galo cante, tu Me negarás três vezes. E, saindo dali, chorou amargamente. Mateus 26:75

O trabalho persistente de Jesus para transformar o caráter de Pedro é apresentado na Bíblia em três sequências de três que foram marcantes na vida do apóstolo.

No texto de hoje, vamos dar destaque à primeira sequência, que ocorreu no momento de sua negação (Mt 26:69-75). Jesus tentou preparar Pedro, mas ele preferiu confiar na própria força. O resultado você já conhece: ele negou três vezes sua identidade. Quando alguém anda com Jesus, sua impressão fala mais que sua expressão. Foi um momento tão dramático que no final ele saiu e “desatou a chorar” (Mc 14:72).

Essa história teve um ponto da virada. Em Lucas 22:60 a 62, encontramos o momento em que o olhar desesperado de Pedro se cruzou com o olhar perdoador de Jesus. Ele esperava censura e condenação, mas encontrou perdão e restauração.

Antes da queda, Pedro “era sempre ousado e ditatorial, falando inadvertidamente segundo o impulso do momento. Ele estava sempre pronto para corrigir os outros e expressar os próprios pensamentos […]. Mas ele se converteu, e o Pedro convertido era diferente do irrefletido e impulsivo Pedro. Embora conservasse seu primitivo fervor, a graça de Cristo ajustou seu zelo. Em vez de ser impetuoso, autoconfiante e presunçoso, era agora calmo, ponderado
e dócil” (Testemunhos Para a Igreja, v. 5, p. 334, 335).

O interesse de Cristo por Pedro não parou por aí. Logo após Sua ressurreição, por meio de anjos, Jesus mandou um recado nominal a Pedro (Mc 16:7).
O discípulo foi lembrado pelo nome, porque é assim que Deus trata os filhos que caem e se afastam. Ele sabe seu nome e o pronuncia para buscar e salvar você.

A parte final da história foi ainda mais emocionante. Condenado à morte, “o apóstolo se lembrou de seu grande pecado em haver negado a Jesus na hora de Seu julgamento. Antes tão despreparado para reconhecer a cruz, agora ele considerava uma alegria entregar a vida pelo evangelho […]. Como último favor, rogou aos seus algozes que fosse pregado na cruz de cabeça para baixo. O pedido foi atendido, e dessa maneira morreu o grande apóstolo Pedro” (Atos dos Apóstolos, p. 537, 538). Olhe para Jesus hoje e O verá olhando para você com amor e compaixão.

Erton Köhler, Nossa Esperança, MM 2019, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA