Ninguém deve se apresentar diante de mim de mãos vazias… Quando fizer a colheita, leva à casa do Senhor, seu Deus, o melhor de seus primeiros frutos. Êxodo 34:20,26

As segundas tábuas da lei (v.1-9):

Em Êxodo 34, O Senhor diz a Moisés para cortar outras duas tábuas de pedra para que Ele escreva novamente os 10 Mandamentos, que Moisés quebrara quando viu a idolatria do povo, e que ele suba até o Monte Sinai.

O Senhor aparece em uma nuvem e ficou com ele por 40 dias, período em que Moisés não comeu nem bebeu nada, além da comunhão com Deus (v.5,28)

Deus se apresenta como: “Javé! O Senhor! O Deus de compaixão e misericórdia! Sou lento para me irar e cheio de amor e fidelidade.” Moisés pede que o Senhor os acompanhe nessa jornada rumo a Canaã, e perdoe os pecados do povo, apesar de serem “teimosos e rebeldes”. “Toma-nos como Sua propriedade especial”.

Deus faz uma aliança e admoesta contra a infidelidade (v.10-17)

Então Deus faz uma aliança com Moisés, e promete fazer maravilhas diante do povo, mas chama a atenção para que não façam nenhuma aliança com os moradores da terra que lhes prometeu, pois isso os levaria a idolatria. Não deveriam copiar os deuses fundidos dos moradores da terra.

As três festas (v.18-28):

Todo o povo deveria comparecer diante do Senhor em três ocasiões: Festa dos Pães (sem fermento), Festa da Colheita dos Primeiro Frutos (Primícias ou Pentecostes), e a Festa da Ultima Colheita (Festa dos Tabernáculos). “Ninguém deve se apresentar diante de mim de mãos vazias”. E deveriam “Levar a casa do Senhor, o melhor de seus primeiros frutos”. Disse a Moisés que anotasse todas as suas orientações e as passasse ao povo.

O rosto de Moisés resplandece (v.29-35):

Esse período em que Moisés ficou na presença do Senhor, seu rosto ficou brilhando a tal ponto, que, ao descer do monte, Arão e os israelitas tiveram medo de se aproximar dele, e Moisés foi obrigado a utilizar um véu sobre o rosto.

Não tem como ficar na presença de Deus e não sair iluminado pelos Seus ensinamentos. Precisamos gastar mais tempo na presença do Senhor, em oração e estudando a Sua Palavra.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA