Todas as pessoas de coração generoso apresentem ofertas ao Senhor. – Êxodo 35:4-5

Instruções sobre o sábado (v.1-3):

Em Êxodo 35, Moisés reúne toda a comunidade de Israel para apresentar as instruções que o Senhor lhe passou. A primeira é quanto a guarda do sábado, um dia consagrado ao Senhor. Quem trabalhar nesse dia será executado. Nem fogo deveriam acender em suas casas. Apesar de muitas igrejas ensinarem que o sábado foi abolido, aqui podemos ver a seriedade com que Deus trata o dia que estabeleceu como sagrado.

Ofertas para o tabernáculo (v.4-9):

Também falou sobre a doação de materiais para a construção do tabernáculo, mas nem todos eram obrigados a colaborar. Somente as pessoas de coração generoso deveriam apresentar as ofertas ao Senhor, os que estão com o coração envolvido com Sua obra. Os que confiam em Deus.

Moisés enumera os materiais que seriam necessários: ouro, prata, bronze, fios de tecido azul, roxo e vermelho, linho fino, pelos de cabra para confeccionar tecidos, peles de carneiro tingidas de vermelho e couro fino…

OS UTENSÍLIOS DO TABERNÁCULO (V.10-19):

Deus preparou artesãos talentosos, e os convocou para fazer a obra, e enumerou todo o mobiliário a ser confeccionados , incluindo as roupas sacerdotais.

A PRONTIDÃO DO POVO EM TRAZER OFERTAS (V.20-29):

E o povo respondeu de uma forma positiva, e todos cujo coração foi movido e o espírito tocado voltaram com ofertas para o Senhor. Todos entregaram de bom grado. Deus ama ao que dá com alegria (2 Corintios 9:7).

DEUS CHAMA A BEZALEL E A AOLIABE (V.30-35):

Deus designou Bezalel, enchendo-o com o Espírito Santo e lhe deu grande sabedoria, habilidade e perícia para trabalhos artísticos de todo tipo. Também capacitou Aoliabe, da tribo de Dã, para juntos ensinarem suas aptidões a outros. Isso é discipulado. Deus os capacita para compartilhar aquilo que aprenderam e dominavam.

Deus tem uma grande obra, e a confia ao Seu povo, mas vai a frente, preparando pessoas para a executar. Ele sabe o que é necessário e como deve ser feito. Se Deus te chamou para a obra, tenha a certeza de que Ele vai te capacitar para tal.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA