E, apressando-se em despejar o cântaro no bebedouro, correu outra vez ao poço para tirar mais água; tirou-a e deu-a a todos os camelos. Gênesis 24:20

Com muita esperança na providência divina, Abraão enviou Eliézer para uma das viagens mais interessantes da Bíblia: a busca de uma esposa para Isaque. Foi uma jornada de oração e compromisso com Deus.

Deus estava preparando Rebeca. O encontro foi inconfundível. Entre as mulheres que estavam reunidas junto ao poço, seu jeito cortês atraiu a atenção de Eliézer. Ao primeiro pedido de água, ela se adiantou. Deu de beber ao viajante e a todos os camelos. Porque decidiu fazer um pouco mais, foi a escolhida e entrou para a história do povo de Deus.

Eliézer viajava com dez camelos, e cada um bebia cerca de 120 litros de água em dez minutos. Dá para imaginar seu imenso trabalho; mas, mesmo fazendo um favor, ela não desistiu.

Rebeca representa um grupo de pessoas acima da média, que não se contenta com o comum, quer ir além e fazer um pouco mais. Essas pessoas não estão presas a limites humanos, não têm medo de desafios, aceitam correr riscos e encaram tudo com sorriso no rosto e gentileza nas palavras. Acreditam que “a recompensa dada aos que triunfam será proporcional à energia e fervor com que lutaram” (Atos dos Apóstolos, p. 313, 314).

O aposentado japonês Shigemi Hirata é um exemplo de gente que faz um pouco mais do que se espera. Ele se formou em ceramista pela Universidade de Belas Artes de Kioto, aos 96 anos, tornando-se a pessoa mais velha do mundo a obter um título universitário.

Depois de sua aposentadoria, Hirata dedicou 11 anos ao estudo de cerâmica e acabou se tornando uma celebridade em sua faculdade. Segundo ele, até estudantes que não o conheciam lhe davam parabéns. “Isso me dá energia”, ele acrescentou. Seus sonhos ainda não acabaram: “Meu objetivo é viver até os cem anos e, se estiver em forma, seria divertido obter outro diploma.” Ele está cumprindo fielmente o princípio japonês: “Treine enquanto eles dormem, estude enquanto eles se divertem, persista enquanto eles descansam, e então, viva o que eles sonham”.

A verdade é que, “quando há vontade de fazer, Deus abre o caminho” (Obreiros Evangélicos, p. 433). As coisas grandes nunca se fazem na zona de conforto. Muitas vezes é preciso perder o sono para alcançar o sonho. Com fidelidade, dedicação e oração você chega lá.


Erton Köhler, Nossa Esperança, MM 2019, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA