Não sejam teimosos como vossos pais, mas submetam-se ao SENHOR. Venham  ao templo que Deus consagrou para sempre. Adorem o Senhor, para que sua ira se desvie de vós. – II Crônicas 30:8

Em II Crônicas 30, o rei Ezequias, zeloso por tornar os serviços do templo uma bênção para o povo, determinou reavivar o antigo costume de reunir os israelitas para a celebração da festa da Páscoa. Enviou mensageiros por todo o Israel e Judá; escreveu cartas convidando para celebrarem a Páscoa ao SENHOR. Não celebraram na data correta, porque não houve tempo suficiente para purificar todos os sacerdotes (v.1-3).

Todas tribos de Israel receberam o convite em que Ezequias fez um apelo: “Filhos de Israel, voltai-vos ao SENHOR, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel (Jacó), para que ele se volte para o restante que escapou do poder dos reis da Assíria… Não sejais como vossos pais… Não endureçais a vossa cerviz… Porque o vosso Deus é misericordioso e compassivo  e não desviará de vós o rosto, se vos converterdes a ele” (v.4-9).

Como resultado do convite, muitos “riram e zombaram”, mas, alguns de Aser, Manassés e Zebulom se humilharam e foram a Jerusalém. Também em Judá se fez sentir a mão de Deus, dando-lhes um só coração, para cumprirem o mandado do rei e dos príncipes, segundo a palavra do SENHOR. Foram removidos os altares idólatras e os altares de incenso colocados ali no reinado de Acaz (v.10-14).

Os levitas e os sacerdotes não davam conta de tantos holocaustos que eram oferecidos à Casa do SENHOR. Os que vieram de Israel não estava purificados, então Ezequias orou ao Senhor em favor deles e o SENHOR ouviu sua oração (v.15-20).

O povo celebrou a festa dos Pães Asmos por sete dias (antecede a Páscoa), e depois celebrou por mais sete dias. Houve grande alegria em Jerusalém; porque desde os dias de Salomão não houve coisa semelhante em Jerusalém. Então, os sacerdotes e os levitas abençoaram o povo, e a sua oração chegou até à santa habitação de Deus, até aos céus (v.21-27).

Muitos se voltaram para Deus, e com isso, a vitória iminente dos assírios foi protelada até o final do reino de Ezequias, porque Deus estava com eles. Busquemos ao Senhor com alegria, e Ele nos dará a vitória.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA