Eu mesmo tomarei conta das minhas ovelhas e as farei deitar-se e repousar. Palavra do Soberano Senhor.  Ezequiel 34:15

Em Ezequiel 34, Deus faz uma reprovação aos pastores infiéis de Israel, e lança um juízo contra eles. O próprio Deus vai resgatar as Suas ovelhas que estão desgarradas pelo mundo. e implantará o reino do Messias.

Os pastores de Israel (v.1-10):
Recebi esta mensagem do Senhor: Filho do homem, profetize contra os pastores de Israel, e diga-lhes: “Assim diz o Senhor: Ai dos pastores de Israel que só cuidam de si mesmos! Acaso não deveriam cuidar do rebanho? Comem a coalhada, vestem-se de lã e abatem os melhores animais, mas não tomam conta deles.  Não fortaleceram a fraca nem curaram a doente nem enfaixaram a ferida. Não trouxeram de volta as desviadas nem procuraram as perdidas. Conduziram-nas com dureza e brutalidade. Por isso elas estão dispersas, porque não há pastor algum e, quando foram dispersas, se tornaram presa fácil de todos os animais selvagens. As minhas ovelhas vaguearam por todos os montes e por todas as altas colinas, sem rumo e ninguém saiu para procura-las”.
Por isso, pastores, ouçam a palavra do Senhor: “Tão certo como vivo”, diz o Senhor: “Vocês abandonaram o meu rebanho e o deixaram ser atacados por animais selvagens. E, sendo meus pastores, não procuraram as minhas ovelhas quando elas se perderam, e cuidaram de si mesmo e deixaram o rebanho passar forme, ouçam a palavra do ­Senhor”. Assim diz o Senhor: “Agora os considero meus inimigos e os responsabilizarei pelo que aconteceu a meu rebanho. Não continuarão pastoreando meu rebanho e alimentando a si mesmos. Livrarei o meu rebanho de sua boca; minhas ovelhas não serão mais sua presa”.
O Bom Pastor (v.11-24):
Assim diz o Senhor: “Eu mesmo buscarei as minhas ovelhas e as encontrarei. Tomarei conta de minhas ovelhas. Eu as resgatarei de todos os lugares para onde foram dispersas num dia de nuvens e de trevas. Eu as farei sair das outras nações e as reunirei, trazendo-as dos outros povos para a sua própria terra. Eu as alimentarei nos montes de Israel, junto aos rios e em todos lugares habitados. Eu lhes darei bons pastos nas altas colinas de Israel. Eu mesmo tomarei conta das minhas ovelhas e as farei deitar-se e repousar”. Palavra do Soberano Senhor. “Procurarei as perdidas e trarei de volta as desviadas. Enfaixarei as ovelhas feridas e fortalecerei as fracas, mas as rebeldes, gordas e poderosas eu destruirei. Apascentarei o rebanho com justiça”.
“Quanto a você, meu rebanho”, assim diz o Senhor: “Julgarei entre uma ovelha e outra, e entre carneiros e bodes. Não lhes basta comerem em boa pastagem? Devem pisotear o restante da pastagem? Não lhes basta beberem água pura? Devem enlamear o restante? Deverá o meu rebanho alimentar-se daquilo que vocês pisotearam e beber daquilo que vocês sujaram?”
Por isso, assim diz o Senhor: “Certamente julgarei entre as ovelhas gordas e as magras. Pois vocês forçaram passagem com o corpo, empurrando todas as ovelhas fracas com os chifres até expulsá-las. Salvarei o meu rebanho, e elas não mais serão saqueadas. Julgarei entre uma ovelha e outra. Porei sobre elas um pastor, o meu servo Davi, ele as alimentará e será o seu pastor. Eu, o Senhor, serei o seu Deus, e o meu servo Davi será o príncipe no meio de meu povo”.
A aliança de paz do Senhor (v.25-31):
“Farei uma aliança de paz com meu povo e deixarei a terra livre de animais selvagens para que as minhas ovelhas possam viver com segurança no deserto e dormir nas florestas. Eu as abençoarei e abençoarei os lugares em torno da minha colina. Na estação própria farei descer chuva; haverá chuvas de bênçãos. As árvores do campo produzirão o seu fruto, a terra produzirá a sua safra e as ovelhas estarão seguras na terra. Elas saberão que eu sou o Senhor, quando eu quebrar as correntes de sua servidão e as resgatar das mãos daqueles que os escravizam. Não serão mais saqueadas pelas nações, nem os animais selvagens as devorarão. Viverão em segurança, e ninguém lhes causará medo”.
“Lhes darei uma terra conhecida por suas colheitas, e eles nunca mais passarão fome nem sofrerão os insultos de nações estrangeiras. Saberão que eu, o Senhor seu Deus estou com eles. Vocês são o meu rebanho, ovelhas do meu pasto, são o meu povo, e eu sou o seu Deus”. Palavra do Soberano, Senhor.

Deus faz promessas condicionais, pois para serem executadas dependem de aceitarmos as condições. Com exceção da volta de Cristo, que acontecerá tenhamos obedecido ou não as leis do Senhor, esta é uma regra normal na Palavra de Deus, principalmente no que diz respeito a Israel. Deus deixou suas ovelhas, seu povo, por conta de líderes, pastores, sacerdotes, que deveriam tê-los orientando em Seus caminhos. Mas isso não aconteceu, e o povo seguiu líderes, que estavam mais preocupados com a sua prosperidade do que com as necessidades do povo. Eles terão que prestar constas ao Senhor, assim como também as Suas ovelhas, pois todos temos o livre arbítrio, podemos escolher entre o certo e o errado – “eis que julgarei entre ovelhas e ovelhas” (v.17, 22). Escolha seguir ao Senhor e não aos homens.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA