Filho do homem, este é o lugar do meu trono e o lugar para o descanso dos meus pés. Aqui viverei para sempre entre os israelitas. Ezequiel 43:7

Em Ezequiel 43, Deus apresenta como seria o Seu retorno em glória ao templo, mas, o pecado de Israel, não o permitiu. O profeta os exortou ao arrependimento e à observância da lei do templo.

A glória do Senhor volta ao templo (v.1-12):
Então o homem  me levou a porta leste, e vi a glória do Deus de Israel, vindo do leste. Sua voz era como o rugido de águas avançando, e a terra refulgia com a sua glória. A visão que tive era semelhante a que tivera quando Ele veio destruir Jerusalém e junto ao rio Quebar; e prostrei-me com rosto em terra. A glória do Senhor entrou no templo.
Então o Espírito pôs-me em pé e levou-me ao pátio interno, e a glória do Senhor encheu o templo. Enquanto o homem responsável pelas medidas estava ao meu lado, ouvi alguém me falando dentro do templo: Filho do homem, este é o lugar do meu trono e o lugar para descanso de meus pés. Aqui viverei para sempre entre os israelitas. Eles e seus reis nunca mais profanarão meu santo nome ao cometer adultério adorando outros  deuses ou  ao honrar relíquias de seus reis que morreram. Eles puseram o altar de seus ídolos ao lado do meu altar, com apenas uma parede separando. Profanaram meu santo nome com esse pecado detestável, por isso os consumi em minha ira. Afastem de mim a sua pros­tituição e os ídolos sem vida de seus reis, e viverei entre eles para sempre.
Filho do homem, descreva o templo para a nação de Israel, para que se envergonhem dos seus pecados. Que eles estudem a planta do templo e se envergonhem de tudo que fizeram. Informe-os acerca da planta do templo incluindo suas saídas e entradas, e todos os detalhes. Fale de seus decretos e leis. Ponha essas coisas por escrito diante deles para que sejam fiéis à planta e sigam as suas estipulações. Esta é a lei do templo: todo o alto do monte, onde está o templo é santo.
O altar (v.13-27):
Estas são as medidas do altar: sua calha tem 50 cm de profundidade e de largura, com uma aba de um palmo (23 cm) ao sua volta. A altura do altar: des­de a calha no chão até a saliência inferior, tem 1 m. de altura e 1 m. de largura, e desde a saliência menor até a maior, tem 2 m. de altura e 50 cm de largura. A fornalha do altar tem 2 m. de altura, e quatro pontas se projetam dela para cima. Ela é quadrada, com 6 m. de cada lado. A saliência superior também é quadrada, com 7 m. de cada lado, com uma aba de 25 cm e uma calha de 50 cm em toda a sua extensão ao redor. Seus degraus estão voltados para o oriente.
Então ele me disse: Filho do homem, assim diz o Soberano Senhor: Estes serão os regulamentos que deverão ser seguidos para a queima de ofertas e a aspersão do sangue no altar, quando ele for construído. Você dará um novilho como ofer­ta aos sacerdotes levitas, da família de Zadoque, que servem diante de mim. Você colocará um pouco do sangue nas quatro pontas do altar, nos quatro cantos da saliência superior e ao redor de toda a aba, e assim purificará o altar e fará propiciação por ele. Queimará o novilho para a oferta pelo pecado no lugar determinado da área do templo, fora do santuário. No segundo dia você oferecerá um bode sem defeito como oferta pelo pecado, e o altar será purificado como foi purificado com o novilho.
Quando terminar de purificá-lo, ofereça um novilho e um carneiro tirados do rebanho, ambos sem defeito. Você os oferecerá ao Senhor, e os sacerdotes espalharão sal sobre eles e sacrificá-los como holocausto ao Senhor.
Durante sete dias você fornecerá diariamente um bode como oferta pelo pecado; e um novilho e um carneiro tirados do rebanho, ambos sem defeito. Nesse período os sacerdotes farão propiciação pelo altar e o purificarão; assim eles o consagrarão.  No final desses dias, a partir do oitavo dia, os sacerdotes apresentarão os holocaustos e os sacrifícios de comunhão de vocês sobre o altar. Então eu os aceitarei. Palavra do Soberano Senhor.

Se o povo mostrasse interesse nos planos e praticasse mudança de coração, o profeta não apenas revelaria cada detalha do plano, mas escrevê-lo-ia “na sua presença”, para que eles o guardassem. O tabernáculo e, mais tarde, o templo foram a habitação de Deus entre o povo escolhido. A reconstrução do templo representava a restituição de Seu propósito de atuar por meio de Israel para a salvação do mundo. Infelizmente o povo optou por continuar no pecado.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA