O nome da cidade  desde aquele dia será Javé-Shammah (O SENHOR ESTÁ ALI). – Ezequiel 48:35

Em Ezequiel 48, o profeta fala sobre as porções das doze tribos, do santuário, da cidade e dos arredores e do príncipe. Também fala das 12 portas da cidade.

Distribuição da terra (v.1-14):
Aqui está a lista das tribos de Israel e dos territórios que cada uma delas receberá:
  • fica no extremo norte. Sua divisa segue a estrada de Hetlom até Lebo-Hamate; e de lá até Hazar-Enã, fronteira com Damasco, e com Hamate. Seu território se extende de leste a oeste de Israel;
  • Aser terá uma porção; margeando o território de Dã.
  • Naftali terá uma porção; margeando o território de Aser.
  • Manassés terá uma porção; margeando o território de Naftali.
  • Efraim terá uma porção; margeando o território de Manassés.
  • Rúben terá uma porção; margeando o território de Efraim.
  • Judá terá uma porção; margeando o território de Rúben. Todos com divisas que se estendem de leste a oeste.
  • O Santuário ficará ao sul de Judá. Terá 12,5 km de comprimento e 10 km de largura, No centro dela estará o templo. Nenhum porção dessa terra especial poderá ser vendida, trocada ou usada por outros, pois pertence ao Senhor; é sagrada.
  • Nela, os sacerdotes ocuparão uma faixa de 12,5 km de comprimento e 5 km de largura, e no centro dela estará o santuário do Senhor. Essa área será separada para os sacerdotes consagrados, os descendentes de Zadoque que me serviram fielmente e que não se desviaram junto com o povo de Israel e como os outros levitas. Essa será sua porção especial quando a terra for distribuída.  
  • Os levitas terão uma área ao longo do território dos sacerdotes, de 12,5 km de comprimento e 5 km de largura. 
Os limites da cidade (v.15-20):
Outra faixa de terra com 12,5 km de comprimento e 2,5 km de largura, ao sul da área sagrada do templo, será para uso público: para casas, pastos e terras comuns. No centro estará a cidade. Ela terá 2.250 m. de cada lado (norte, sul, leste e oeste). A cidade terá uma área livre de 125 m. de cada lado que servirá para pasto. Fora da área da cidade haverá uma  área para plantações que se estenderá por 5 km para leste e 5 km para oeste, junto a divisa com a área sagrada. Suas colheitas fornecerão comida para os trabalhadores da cidade. Estes poderão vir de todas as tribos de Israel. A área toda, incluindo as terras sagradas e  a cidade, formará um quadrado com 12,5 km de cada lado.
Os limites do príncipe (v.21-22):
As terras que restarem em ambos os lados da área formada pela porção sagrada e pela cidade pertencerão ao príncipe. Elas se estenderão em direções opostas com a extensão de 12,5 km de comprimento para as fronteiras leste e oeste de Israel. No centro estarão as terras sagradas e o santuário do templo. Portanto, as terras do príncipe incluirão toda a área entre os territórios separados para Judá e para Benjamim, exceto a parte separada para as terras sagradas e para a cidade.
Os limites das demais cinco tribos (v.23-29):
  • Benjamim terá uma porção que se estenderá do lado leste ao lado oeste. 
  • Simeão terá uma porção margeando o território de Benjamim.
  • Issacar terá uma porção margeando o território de Simeão. 
  • Zebulom terá uma porção margeando o território de Issacar
  • Gade terá uma porção margeando o território de Zebulom. A fronteira sul de Gade vai desde Tamar, até as águas de Meribá-Cades, e depois ao longo do ribeiro do Egito até o mar Grande.

Esta é a terra que vocês distribuirão às tribos de Israel como herança, e serão essas as suas porções. Palavra do Soberano, o Senhor. 

As portas da cidade (v.30-35):
Estas serão as saídas da cidade: Cada um dos 4 lados mede 2.250 m. de comprimento, e terá 3 saídas, cada uma com o nome de uma das tribos de Israel. Ao norte as portas de Rúben, Judá e Levi. Ao leste estarão as portas de José, Benjamim e Dã. No lado sul estarão as portas de Simeão, Issacar e Zebulom. No lado oeste, estarão as portas Gade, Aser e Naftali. A distância total ao redor será de 9 quilômetros. E daquele dia em diante, o nome da cidade será Jeová Shammah (O SENHOR Está Ali).

Podemos ver que na divisão das terras, a parte central seria ocupada pela “porção santa”, e seria delimitada lateralmente pelas duas tribos, Judá e Benjamim, que permaneceram fiéis mais tempo do que as demais.  Aparentemente não havia um padrão determinado para a localização das demais tribos. Outro fato interessante é que a nova cidade é denominada “O SENHOR ESTA ALI”. Como as condições estabelecidas por Deus não foram cumpridas por Israel, a promessa será cumprida com os que foram fiéis a Deus em todos os tempos, de acordo com Apocalipse 22:3-5, onde estaremos para sempre na presença de Deus.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA