Deem graças àquele que criou os cús com muita habilidade. Seu amor dura para sempre. Salmo 136:5
O Salmo 136 é conhecido entre os judeus como o grande Hallel. O refrão recorrente “porque a Sua misericórdia dura para sempre” sem dúvida era cantado como uma resposta pelos adoradores ou pelo coral do templo.
- Louvai ao SENHOR, porque ele é bom; porque a sua benignidade dura para sempre.
Louvai ao Deus dos deuses;
Louvai ao Senhor dos senhores; Aquele que só faz maravilhas, milagres; porque a sua benignidade dura para sempre (v.1-4); - Aquele que por entendimento fez os céus; Estendeu a terra sobre as águas;
Fez os grandes luminares;
O sol para governar de dia;
A lua e as estrelas para presidirem à noite; porque a sua benignidade dura para sempre (v.5-9); - O que feriu o Egito nos seus primogênitos; Tirou a Israel do meio deles. Resgatou Israel da opressão; Com mão forte, e com braço estendido; Aquele que dividiu o Mar Vermelho em duas partes; E fez passar Israel pelo meio dele; Mas derrubou a Faraó com o seu exército no Mar Vermelho; Aquele que guiou o seu povo pelo deserto; porque a sua benignidade dura para sempre (v.10-16);
- Aquele que feriu os grandes reis; E matou reis famosos; ;
Siom, rei dos amorreus;
E Ogue, rei de Basã;
E deu a terra deles em herança;
E mesmo em herança a Israel, seu servo; porque a sua benignidade dura para sempre (v.17-22); - Que se lembrou da nossa baixeza; E nos remiu dos nossos inimigos; O que dá mantimento a toda a carne; Louvai ao Deus dos céus; porque a sua benignidade dura para sempre (v.23-26).
Israel foi humilhado com o cativeiro e a escravidão no Egito; no entanto, o Senhor não o esqueceu na angústia. É confortante saber que o Senhor não se esquece dos que caem em aflição, enfermidade ou pecado, mas envia auxílio e livramento. Deus sustenta todos os seres vivos. Jamais esquece de Seus filhos, porque a Sua benignidade dura para sempre. Amém e Amém!