Estenderei meu braço contra eles e tornarei a terra uma imensidão desolada, desde o deserto até Dibla — onde quer que estiverem vivendo. Então saberão que eu sou o Senhor. Ezequiel 6:14

Em Ezequiel 6, o profeta fala do juízo sobre Israel por causa da idolatria. Também apresenta a promessa de que o remanescente será abençoado. Os fiéis são exortados a lamentar as calamidades.

Profecia contra Israel (v.1-7):
Palavra do Senhor para mim: “Fi­lho do homem, vire o rosto contra os montes de Israel; profetize contra eles e diga: ‘Ó montes de Israel, ouçam a palavra do Soberano Senhor: aos montes e às colinas, aos desfiladeiros e aos vales: Estou prestes a trazer a espada contra vocês; vou destruir os seus altares idólatras. Eles serão arrasados, os de incenso serão esmigalhados, e abaterei o seu povo na frente dos seus ídolos. Porei os cadáveres dos israelitas em frente dos seus ídolos, e espalharei os seus ossos ao redor dos seus altares.
“Onde quer que vivam, as cidades serão devastadas e os seus altares e ídolos serão arrasados, esmigalhados, e tudo o que vocês realizaram será apagado. Seu povo cairá morto no meio de vocês, e vocês saberão  (ocorre 88 vezes neste livro) que somente eu sou o Senhor”.
Destino do remanescente (v.8-10):
Mas pouparei alguns de vocês da espada quando forem espalhados entre as terras e nações. Para onde tiverem sido levados cativos, aqueles que escaparem se lembrarão de mim; como fui entristecido por seus corações adúlteros, que se desviaram de mim, e, por seus olhos, que cobiçaram os seus ídolos. Terão nojo de si mesmos por causa do mal que fizeram e por causa de suas práticas repugnantes. Saberão que eu sou o Senhor, que não ameacei em vão trazer esta desgraça”
Destino dos idólatras (v.11-14):
Assim diz o Senhor: “Esfregue as mãos, bata os pés e grite “Ai!”, por causa de todas as práticas ímpias e repugnantes de Israel, pois morrerão pela espada, fome e peste. Quem está longe morrerá pela peste, quem está perto cairá pela espada, e quem sobreviver e for poupado morrerá de fome. Assim enviarei a minha ira sobre eles. E saberão que eu sou o Senhor, quando o seu povo estiver morto entre os seus ídolos, ao redor dos seus altares, nos montes altos e no topo das mon­tanhas, debaixo das árvores frondosas e dos carvalhos viçosos ­— nos lugares em que ofereciam incenso aromático a seus ídolos. Estenderei o meu braço contra eles e tornarei a terra uma imensidão desolada, desde o deserto até Dibla, no norte — onde estiverem vivendo. Então saberão que eu sou o Senhor”.

Deus apresente o fim de Jerusalém, é um reforço do que dissera no capítulo 5. As abominações que fizeram diante de Deus, adorando ídolos, queimando incenso para seus deuses. Deus prometeu que traria a espada sobre eles, e seus ídolos seriam destruídos. A que ponto chegou o povo escolhido por Deus. O Senhor é um Deus de amor, mas de justiça também.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA