Então Davi consultou a Deus, dizendo: Subirei contra os filisteus? Entregar-nos-ás nas mãos? Respondeu-lhe o SENHOR: Sobe, porque os entregarei nas tuas mãos. – I Crônicas 14:10

Em I Crônicas 14, o SENHOR abençoou Davi, confirmando todo o reino em suas mãos. Ele governaria sobre um reino unido, no qual seus inimigos seriam subjugados e a causa do SENHOR triunfaria. Hirão, rei de Tiro, reconhecendo que Davi era abençoado por Deus, lhe mandou madeira de cedro, pedreiros e carpinteiros para lhe edificarem um palácio. Através dessa atitude de Hirão, Davi reconheceu que o SENHOR o confirmara rei sobre Israel, porque, por amor do seu povo de Israel, o seu reino se tinha exaltado muito (v.1-2).

Os filisteus, ao saberem que Davi havia sido ungido rei sobre todo o Israel, subiram para prender Davi, e Davi o soube. Antes de sair para a batalha, consultou a Deus, para ver qual era a estratégia do SENHOR.  A vitória de Davi foi significativa, e ele a atribuiu ao SENHOR: “Deus, por meu intermédio, rompeu as fileiras inimigas diante de mim como quem rompe águas”. Os filisteus tinham levado as imagens de seus deuses consigo à batalha, esperando assim assegurar a vitória. Mas Davi ordenou que fossem queimados (v.3-12).

Os filisteus não desistiram, diante da derrota, e voltaram a atacar. Mas Davi novamente, consultou a Deus e recebeu nova orientação: “Não os ataque pela frente; mas rodeia por detrás deles e ataca-os perto dos álamos (amoreiras)… e ao ouvir um estrondo de marcha… então sai à peleja; porque Deus saiu adiante de ti para ferir o exército dos filisteus”. Davi não exitou em obedecer as ordens do SENHOR, e feriu o exército inimigo desde Gibeão até Gezer. Assim se espalhou o renome de Davi por todas aquelas terras; pois o SENHOR o fez temível a todas aquelas gentes (v.13-17).

Davi sempre consultava ao SENHOR, e, recebia as orientações divinas, e fazia exatamente como Ele ordenava, e as vitórias eram sucessivas. Andar com Deus é a certeza da vitória contra o inimigo. O SENHOR exaltou Davi aos olhos daqueles que buscavam humilhá-lo, e fará o mesmo por nós.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA