Responderam a Abraão: “Ouça-nos; o senhor é um príncipe de Deus em nosso meio. Escolhe a melhor de nossos tumulos e nele sepulte sua mulher”. Gênesis 23:6

Em Gênesis 23 vemos sobre a morte de Sara e a compra de Macpela, onde ela foi sepultada.

A morte de Sara (1-2):
Sara viveu 127 anos e morreu em Quiriate-Arba (em Arba), Hebrom, em Canaã; e Abraão lamentou e chorou por ela. Sara é a unica mulher cuja idade, por ocasião de sua morte, é mencionada na Bíblia. Isaque tinha 37 anos quando ela morreu.
A compra do campo de Macpela (v.3-20):
Abraão foi falar com os hititas (filhos de Hete) para adquirir um pedaço de terra, onde pudesse sepultar Sara, e disse: “Sou apenas um estrangeiro entre vocês. Cedam-me alguma propriedade para sepultura, para que eu tenha onde enterrar a minha mulher”.  Eles responderam: “Ouça-nos, o senhor é um príncipe de Deus em nosso meio. Escolha uma de nossas sepulturas e sepulte a sua mulher”. Abraão não reivindicou nada da terra como sua por direito. Os próprios heteus o reconheceram como um príncipe poderoso.
Abraão respondeu: “Peço que intercedam por mim junto a Efrom, a fim de que ele ceda a caverna de Macpela, por preço justo, para que eu tenha uma sepultura permanente para minha família”. Efrom, que estava sentado com o povo, disse:  “Eu lhe cedo o campo e também a caverna que nele está, na presença do meu povo. Sepulte a sua mulher”. Abraão respondeu: “Pagarei o preço do campo”.
Efrom respondeu: “Aquele pedaço de terra vale 400 peças de prata”. Abraão concordou com Efrom e pesou-lhe o valor estipulado, diante dos hititas (aproximadamente 4,5 kg). A caverna ficava localizada perto de Manre, onde Abraão havia morado antes do nascimento de Isaque. Assim esse campo foi transferido a Abraão como sua propriedade diante de todos. Abraão pode então sepultar Sara. Nesta sepultura, além de Sara, posteriormente foram depositados os restos mortais de Abraão, Isaque, Rebeca, Lia e Jacó.
O caráter, a honra e dignidade de Abraão são reconhecidos pelos seus vizinhos, que tinham hábitos diferentes do patriarca. Abraão mostrou suas qualidades de um legítimo filho de Deus, ao falar com os moradores locais sobre o seu desejo de adquirir um pedaço de terra para poder sepultar Sara. Toda essa terra já lhe tinha sido prometida por Deus, contudo, humildemente, Abraão solicitou permissão para adquirir a posse de um terreno, não por direito, mas como um favor e por um preço. Abraão serve de modelo para todos nós, que buscamos ser Amigos de Deus.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA