Agora, pois, ó Senhor, meu Deus, Tu fizeste reinar Teu servo em lugar de Davi, meu pai; não passo de uma criança, não sei como conduzir-me. 1 Reis 3:7

No dia 29 de outubro de 2006, fui escolhido para liderar a igreja na Divisão Sul-Americana. Tinha apenas 38 anos, era a pessoa mais jovem escolhida para o cargo, não havia passado pela mesma responsabilidade em outros níveis da igreja e substituía o respeitado, equilibrado e experiente pastor Ruy Nagel.

Entendi minha escolha como uma mensagem clara de que é o Senhor quem dirige Sua obra. Não importa a pessoa escolhida, Ele sempre será o líder supremo. Havia muita preocupação com a saída de um líder experiente e a entrada de um jovem inexperiente, mas Deus mostrou que pessoas são apenas instrumentos.

A partir de então, exercer a liderança tem sido uma escola permanente. Entre virtudes e limitações, tenho aprendido muitas lições, das quais destaco quatro.

Quanto menor a experiência maior pode ser a dependência. Tudo na função era novo para mim. Estava diante de reuniões complexas, decisões importantes e problemas difíceis de resolver. Em especial, os anos iniciais foram de intensa oração e muitos milagres. Aprendi a depender ainda mais de Deus, ouvir Seus conselhos e ser usado como Seu instrumento.

Quando Deus chama, Ele capacita. Eu não tinha todas as habilidades necessárias para a função. De uma hora para outra, era preciso falar inglês e espanhol, responder por áreas técnicas e legais e aconselhar líderes mais experientes. Em Sua infinita graça, o Senhor tem provido o necessário para o bem de Seu povo.

A missão une as pessoas. Decidi concentrar minhas forças na missão. Foi assim que nasceu o Impacto Esperança e outros movimentos que fortaleceram a razão de nossa existência. Ao nos concentrarmos na missão, toda a igreja foi envolvida, as pessoas se uniram e tudo isso tornou a liderança mais fácil.

Deus envia as pessoas certas para ajudarNunca faltaram pessoas dignas de confiança, que apareceram na hora certa, ofereceram um conselho apropriado e oraram por mim. Gente muito mais preparada do que eu, mas humilde e disposta a ensinar, apoiar e respeitar.

Assim como eu recebi grandes desafios, o Senhor também pode colocar outros em suas mãos. Aceite e vá em frente com humildade, oração e coragem. Deus sempre surpreenderá você.

Erton Köhler, Nossa Esperança, MM 2019, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA