Assim, também vós, visto que desejais dons espirituais, procurai progredir, para a edificação da igreja. 1 Coríntios 14:12

Há exatos 38 anos, eu pregava meu primeiro sermão. Eu havia sido convidado para falar em um campori de desbravadores. Vergonha é a palavra que melhor representa o que senti após concluir aquela mensagem. Mesmo assim, ainda guardo com carinho o sermão que usei. As folhas estão amareladas, mas lembram como Deus trabalha com pequenos começos. Eu era criança e pedi a meu pai que preparasse a mensagem para mim. Ele datilografou um texto especial em seis pequenas folhas.

Durante várias semanas, eu treinei, preguei na frente do espelho e decorei o texto. Porém, quando cheguei ao Campori e vi os 1.600 participantes na cerimônia de abertura, fiquei desesperado. Minha saída era esconder o nervosismo na hora da pregação. Pensei em me proteger atrás do púlpito para ninguém ver minhas pernas e mãos tremendo ao segurar os papéis. Para meu desespero, ao chegar à plataforma, descobri que não havia púlpito, apenas um pedestal com microfone. Todos os meus planos caíram por terra. Não tinha mais como esconder o nervosismo.

Quando comecei a pregar, o problema ficou evidente. Por causa da tensão, não conseguia lembrar do sermão. Levantava as folhas para ler e logo começava a tremer. Quando baixava os papéis, eu esquecia o texto e tinha que levantar outra vez. Subia e descia as folhas como um abanador. Acabei apresentando toda a mensagem em três minutos e meio.

Decidi nunca mais pregar e entendi que não era meu dom. Não queria passar vergonha outra vez. Contudo, pouco tempo depois, fui convidado pelo meu clube de desbravadores para pregar outra vez e acabei aceitando. Adaptei a mesma mensagem, acrescentei mais textos bíblicos e tentei torná-la mais longa, mas a vergonha se repetiu. Preguei toda a mensagem em pouco mais de cinco minutos.

Tudo isso indicava que pregar não era minha vocação, mas Deus trabalha com pequenos começos. Ele pode usar nossos fracassos aparentes como preparo para vitórias maiores.

Aceite hoje o chamado do Senhor e não se esconda atrás do medo e da vergonha. Se você se sente incapaz para sua missão, lembre-se de que Deus sabe como trabalhar pedras brutas e torná-las preciosas para Sua causa.

Erton Köhler, Nossa Esperança, MM 2019, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA