Vocês, também, como pedras vivas, deixem que Deus os use na construção de um templo espiritual onde vocês servirão como sacerdotes dedicados a Deus. 1 Pedro 2:5, NTLH

A Bíblia usa várias ilustrações para representar a igreja. Uma delas é a construção de um templo espiritual composto de “pedras vivas”. Nessa metáfora, há um detalhe interessante: as construções não se edificam sozinhas. Precisam ser trabalhadas e erguidas.

Além disso, quero destacar duas lições marcantes no texto bíblico de hoje. A primeira é que as pedras de uma construção não chegam polidas, refinadas e cortadas para se encaixar no lugar certo. Elas precisam ser moldadas, acabadas e para isso dão bastante trabalho. Quando Jesus diz que somos “pedras vivas” de Sua casa espiritual, Ele está dizendo também que tem um trabalho especial a fazer em nossa vida. Ele deseja nos fazer refletir corretamente Sua graça para nos tornar agentes transformadores do mundo. Antes de fazer algo por meio de nós, Jesus faz algo em nós.

Em Sua obra de salvação em nós, Cristo lapida nosso caráter. Muitas vezes, esse processo é doloroso e incômodo. Em geral, preferimos que Deus retire as arestas da vida de outros que vivem perto de nós. Temos a sensação de que são eles que realmente estão precisando. Parece que estamos bem. No entanto, o Senhor segue trabalhando em nós, por Sua graça e com Seu poder, para construir um templo forte, onde possamos revelar a glória de Seu caráter e a majestade de Seu amor.

A segunda lição que destaco do texto de hoje é o fato de nenhum templo espiritual ser construído com uma única pedra. Cada pedra é colocada sobre outra pedra. Jesus Cristo é o fundamento. Os discípulos foram construídos sobre esse fundamento. Os primeiros cristãos, enfrentando perseguição, sendo devorados por leões e queimados na fogueira, também foram pedras no templo espiritual. Homens e mulheres fiéis ao longo dos séculos, perseguidos, julgados e oprimidos mantiveram firme a verdade da Palavra de Deus. Os reformadores e os valdenses tiveram a coragem moral de defender a verdade da Palavra de Deus. Todos eles fizeram parte desse templo espiritual.

Hoje, você é um herdeiro da reforma e a “pedra viva” sobre a qual o Senhor segue construindo Seu templo. Permita que Ele faça Sua obra em você, tornando Sua vida um instrumento de salvação.

Erton Köhler, Nossa Esperança, MM 2019, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA