- Vivendo, como vivemos num mundo desajustado, sofrendo as angústias mais atrozes sem saber o que o amanhã nos possa trazer, não achamos, muitas vezes, motivos para agradecer.
- Ao Dr. Alberto Schweitzer perguntou-se uma vez o que diria aos jovens do mundo se tivesse oportunidade de falar-lhes a todos. “Antes de tudo eu lhes diria que fossem mais gratos”, foi sua resposta.
- “Sabe”, disse pensativo, “sou algumas vezes acossado pelo pensamento de que não fui muito agradecido quando jovem.” – MM 1967, p.63
- Quem sabe, ao ler as páginas deste livro, tenhamos mais vontade de agradecer por tantas coisas que nos dão motivos de sermos gratos a Deus e aos homens.
GRATOS POR QUE? – Livro
Este é um livro que nos ajuda a olhar: para dentro com contrição; para a frente, com esperança; ao redor, com compaixão; para cima com louvor; e para trás com gratidão.
A tendência humana, porém, é bem diversa destes conceitos. Quase sempre gravamos no diamante os males recebidos, e na água, os benefícios.
Compreendendo isso, o experimentado autor desta obra, Rodolpho Belz, já falecido, se propôs estimular o leitor ao dever de ser grato.
Grato por tudo; pela vida, pela saúde, pelo trabalho, pela misericórdia divina, pela esperança, pelo amor, pelo sofrimento, pela criança, pelos pais, pela pátria – enfim, pelas bênçãos sem conta que muitas vezes são ignoradas no corrre-corre da vida moderna. Não apenas menciona as coisas por que devemos ser grato, mas mostra a maneira como devemos e podemos demonstrar espírito de gratidão.
Além disso, há a força incontestável de exemplos de gratidão, colhidos através da História, os quais fazem desta obra uma leitura rica e comovente.
Vejamos o prefácio do livro: