Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. 2 Timóteo 4:7

Os grandes homens de Deus nunca tiveram vida fácil. Realizaram Sua obra passando por sofrimentos e duras provas, mas guardaram a fé e avançaram vendo sempre o invisível (Hb 11:27).

O exemplo de Paulo é um dos mais tocantes. Deus permitiu que ele enfrentasse muitas dificuldades, mas transformou todas elas em oportunidades. Seu aprisionamento em Roma é um exemplo disso. A prisão Mamertina, onde se supõe que Paulo esteve encarcerado, dá uma ideia do desgaste físico e da pressão emocional que ele teve que enfrentar. Mesmo nessas condições, o Senhor permitiu que ele pregasse para autoridades, líderes e pessoas estratégicas, expandindo o evangelho de forma mais rápida. Roma era considerada a metrópole do mundo, onde poucos davam atenção à história de Jesus. Mas, “em menos de dois anos, o evangelho teve acesso da modesta casa do prisioneiro aos recintos imperiais” (Atos dos Apóstolos, p. 462).

Apesar de ser abandonado por muitos em sua condenação, o apóstolo “guardou a fé”. Naquele momento extremamente difícil, fez questão de perdoar seus executores e animar os cristãos. Há um tremendo contraste entre sua morte e a de Nero. O ímpio imperador “infringiu a si mesmo um golpe mortal” (ibid.,p. 497) com medo de ser morto por seus inimigos. Paulo, por sua vez, “ao encontrar-se no lugar do martírio, não vê a espada do carrasco ou a terra que tão logo há de receber o seu sangue; olha, através do calmo céu azul daquele dia de verão, para o trono do Eterno” (ibid., p. 511, 512). Até os soldados romanos que o acompanharam ficaram impressionados e “aceitaram o Salvador que Paulo pregava, e sem demora selaram destemidamente com o sangue a sua fé” (ibid., p. 510).

Quando aceitamos o chamado do Senhor e avançamos sem medo de oposição ou sofrimento, podemos estar seguros de que a recompensa virá. A mão que se move silenciosamente ao longo da história lhe entregará a “coroa da justiça” (2Tm 4:8) no momento certo, e, então, todas as perguntas terão respostas.

Com o mesmo zelo de Paulo, realize a obra para a qual o Senhor o chamou e tenha a certeza de que Deus sempre transformará as dificuldades em novas oportunidades.

Erton Köhler, Nossa Esperança, MM 2019, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA