Fazei justiça ao fraco e ao órfão, precedei retamente para com o aflito e o desamparado. Salmo 82:3

O Salmo 82 é a acusação de Deus aos juízes injustos que dominavam sobre Israel. Possivelmente foi composto por Asafe, num período em que havia muita deslealdade e corrupção na administração da justiça. O salmo tem lições para todos os filhos de Deus com referência às relações mútuas.

Deus o supremo juiz (1):

  • Deus convoca os juízes (deuses?)para seu tribunal, põe todos eles no banco dos réus.

Deus denuncia os juízes injustos (v.2-7):

  • Basta! Vocês corromperam a justiça por muito tempo, permitiram que os ímpios saíssem ilesos de assassinatos. Vocês estão aqui para defender os oprimidos e desamparados, para assegurar que os prejudicados tenham uma oportunidade de justiça. O trabalho de vocês é proteger os fracos, perseguir os que os exploram;
  • Dei a cada um de vocês, juízes, a incumbência de representar o Deus Altíssimo, mas vocês traíram a minha confiança e agora foram exonerados do posto. Como homens morrereis e, como qualquer dos príncipes, haveis de sucumbir.

Implorando para que Deus julgue (v.8):

  • Levanta-te ó Deus, e julga a terra, pois todas as nações te pertencem.

Creio que nunca tenha sido tão oportuno este salmo, pois estamos vivendo em um tempo em que as autoridades, os juízes, estão punindo os inocentes, e fazendo vistas grossas para com os que destroem a nação. Que a oração do salmista seja a nossa oração: “Levanta-te ó Deus, julga a terra, pois a Ti compete a herança de todas as nações”. “O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do Seu Cristo” (Apoc.11:15).

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA