“E nenhum sangue comereis em qualquer de vossas habitações, quer de aves quer de gado. Toda pessoa que comer algum sangue, será extirpada do seu povo.” Levítico 7:27.
Em Levítico 7, Deus dá Suas orientações ao povo, através de Moisés, quanto aos sacrifícios a serem apresentados diante do SENHOR.
Deus manifesta Sua preocupação com relação a saúde do povo, e os orienta a não consumirem a gordura (v.23-25), nem o sangue (v.26-27). A gordura de animais mortos naturalmente, ou caçados por predadores poderia ser usada para outros propósitos, mas não como alimento (v.24). “Toda gordura é do SENHOR” (Lev.3:16).
O sangue da oferta pelo pecado era colocado sobre os chifres do altar de ofertas queimadas, já o sangue da oferta pela culpa era aspergido em volta do altar. Em ambos os casos, a gordura era queimada sobre o altar “em oferta queimada ao Senhor” (v.5).
Pensando em porque Deus não queria que seu povo usasse como alimento esses dois itens (sangue e gordura), vejamos uma explicação da escritora cristã Ellen G.White:
“Como família, acham-se longe de estar isentos de enfermidade. Têm usado gordura de animais, o que Deus expressamente proíbe em Sua Palavra: “Estatuto perpétuo será nas vossas gerações, em todas as vossas habitações: nenhuma gordura, nem sangue algum comereis (Lev.3:17). E nenhum sangue comereis… quer de aves quer de gado. Toda pessoa que comer algum sangue, será extirpada do seu povo.” Levítico 7:27”. – (T2 60.4)
“Quando se estabeleceram em Canaã, foi permitido aos israelitas o uso de alimento animal, mas com restrições cuidadosas, que tendiam a diminuir o mal. O uso da carne de porco era proibido, bem como de outros animais e aves e peixes cuja carne foi declarada imunda. Das carnes permitidas, era estritamente proibido comer a gordura e o sangue. (Ciência do Bom Viver, 311.3)”. Se Deus proibiu o consumo da gordura e do sangue, é porque Ele quer o melhor para nós. Pense nisto e abandone o consumo de carnes imundas, da gordura e do sangue.
Quando fala gordura, é qualquer gordura? Quero dizer é difícil retirar totalmente a gordura da carne, como é feito essa limpeza, às vezes a carne tem “estrias” de gordura no meio dela, como carne de boi
Ola Wemerson! O judeu não come carne com gordura, nem com sangue. Essa é a recomendação bíblica. Não sei te explicar detalhadamente, pois, há pouco mais de 40 anos, não como nenhum tipo de carne, nem derivados animal. Eventualmente como ovo. Mas sei que o povo judeu leva muito a sério essa orientação.Vi uma reportagem da CNN, que pode ajudar um pouco com relação aos procedimentos para que a carne possa ser considerada em condições de utilização: Principais regras da alimentação Kosher
Alguns alimentos no judaísmo são proibidos, enquanto outros passam por um processo de certificação que garante que estejam dentro destas leis. As carnes, por exemplo, devem vir de animais que são abatidos pela prática schechitah, uma forma específica de abate que busca fazer com que o animal morra de forma rápida e sem sofrimento. Além disso, nem todos são permitidos. No caso dos mamíferos, eles só são casher se tiverem cascos fendidos e forem ruminantes. Portanto, fica proibido qualquer tipo de consumo de porcos, coelhos, ursos, cães, gatos, camelos e cavalos. Para maiores detalhes, leia a reportagem: https://www.cnnbrasil.com.br/viagemegastronomia/gastronomia/comida-kosher-o-que-e-como-funciona-e-as-principais-regras-da-alimentacao-judaica/#:~:text=Elas%2C%20que%20t%C3%AAm%20base%20na,chamada%20alimenta%C3%A7%C3%A3o%20Kosher%20ou%20Casher.