Josué obedeceu fielmente a todas as ordens que o Senhor tinha dado a Moisés. Josué 11:15

Em Josué 11, o líder de Israel enfrenta um novo desafio. O rei Jabim, de Hazor, tomando conhecimento das vitórias de Israel, mandou mensagem a todos os reis de sua região, para se unirem em batalha contra Israel. Todos os reis saíram para lutar. Formavam uma grande multidão, como a areia do mar, e estavam equipados com muitos cavalos e carros de guerra. Acamparam ao redor das águas perto de Merom (v.1-3).

O Senhor disse a Josué que não os temesse, pois “amanhã a esta hora eu os entregarei todos mortos a Israel”. Josué os atacou de surpresa e o Senhor deu a vitória sobre seus inimigos. Não sobrou nenhum guerreiro inimigo com vida. Josué cortou os tendões dos cavalos e queimou todos os carros de guerra, conforme o Senhor havia ordenado (v.4-9). Podemos entender que Deus não queria que Seu exército confiasse em cavalos e carros, mas sim em Seu poder.

Depois foi de cidade em cidade, matando ao rei e todos os moradores, levando consigo apenas os animais e os despojos que encontrassem, conforme Moisés havia ordenado. Josué obedeceu fielmente a todas as ordens que o Senhor tinha dado a Moisés. Assim conquistou toda aquela terra: a região montanhosa do Neguebe, as colinas do oeste, o vale do Jordão, os montes e as colinas próximas. Todos os reis desses territórios foram capturados e mortos. Não fez tratado de paz com nenhuma outra nação além de Gibeom (v.10-20).

Também destruiu todos os descendentes de Enaque (os anaquins eram homens gigantescos). Matou todos eles e destruiu completamente suas cidades. Assim Josué assumiu o controle de toda a terra, e a entregou ao povo de Israel como herança, repartindo entre as tribos. E a terra descansou da guerra (v.21-23).

Um verdadeiro soldado como Josué, respeita as ordens de seu Comandante. Não deixa nenhum dever sem cumprir. É aqui que muitos fracassam na vida cristã. Podem abster-se do pecado deliberado, mas deixam intocado o exercício da graça e das virtudes manifestas. Tal negligência também é pecado – falha por omissão. “Aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando” (Tiago 4:17).

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA