Lembrem-se do que fiz no passado, pois somente eu sou Deus, e não há outro semelhante a mim. Desde o início faço conhecido o fim, desde tempos remotos, o que ainda virá. Digo: Meu propósito permanecerá em pé, e farei tudo o que me agrada. – Isaías 10:9-10
Em Isaías 46, o profeta mostra que os ídolos de Babilônia não puderam salva-los. Somente Deus salva Seu povo até o fim. Os ídolos não se comparam a Deus em poder, nem podem oferecer salvação. Salvação só é possível ao seguir ao Deus verdadeiro e único.
Os falsos deuses de Babilônia (v.1-7):
Bel e Nebo se inclinam enquanto são postos no chão. São levados em carros de boi. As imagens que são pesadas, um fardo para os exaustos animais, que acabam tropeçando. Juntos, ídolos e seus donos, se abaixam e se inclinam; incapazes de salvar o fardo, eles mesmos vão para o cativeiro.
Escute-me, ó casa de Jacó, todos vocês que restam da nação de Israel, vocês, a quem tenho sustentado desde que foram concebidos, e que tenho carregado desde o seu nascimento. Mesmo na sua velhice, quando tiverem cabelos brancos, sou eu aquele, aquele que os susterá. Eu os fiz e eu os levarei; eu os sustentarei e eu os salvarei. Com quem vocês vão comparar-me ou a quem me considerarão igual? A quem vocês me assemelharão para que sejamos comparados? Alguns gastam o ouro e a prata de sua bolsa; contratam um ourives para transformar isso num deus, então inclinam-se diante dele e o adoram. Erguem-no ao ombro e o carregam; põem-no em pé em seu lugar, e ali ele fica. Daquele local não consegue se mexer. Embora alguém o invoque, ele não responde; é incapaz de salvá-lo de seus problemas.
Só o verdadeiro Deus salva (v.8-13):
Lembrem-se disto, gravem na men­te, ó rebeldes. Lembrem-se das coisas passadas, das coisas muito antigas! Eu sou Deus, e não há nenhum outro; eu sou Deus, e não há nenhum como eu. Desde o início faço conhecido o fim, desde tempos remotos, o que ainda virá. Digo: Meu propósito permanecerá em pé, e farei tudo o que me agrada. Do oriente convoco uma ave de rapina (Ciro); de uma terra bem distante, um homem para cumprir o meu propósito. O que eu disse, isso eu farei acontecer; o que planejei, isso farei.
Escutem-me, vocês de coração obstinado, que estão longe da retidão. Estou trazendo para perto a minha retidão, ela não está distante; e a minha salvação não será adiada. Concederei salvação a Sião, meu esplendor a Israel.
Mais uma vez, o profeta enfatiza a tolice de se adorar ídolos. Seus deuses dependem de quem os carregue. Em contraste, o Deus de Israel tinha levado e libertado Seu povo. Enquanto os deuses precisavam da ajuda de seus devotos, o verdadeiro Deus ajuda aqueles que O adoram. Por que insistir na tolice de adorar imagens de escultura? Devemos adorar apenas o Deus verdadeiro.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA