Disse, pois, o profeta Jeremias: Escute, Hananias! O Senhor não o enviou, mas assim mesmo você persuadiu esta nação a confiar em mentiras. – Jeremias 28:15

Em Jeremias 28 Hananias profetiza falsamente o retorno dos utensílios e de Jeconias. Jeremias, desejando que isso fosse verdade, demonstra que os fatos vão dizer quem é o verdadeiro profeta. Hananias quebra o jugo de Jeremias, e o profeta de Deus fala de um jugo de ferro e prediz a morte de Hananias.

Hananias prediz o retorno do cativeiro (v.1-4):
Naquele mesmo ano, o quarto ano do reinado de Zedequias, rei de Judá, no mês de agosto, Hananias, filho de Azur, um profeta de Gibeom, disse-me no templo do Senhor, na presença dos sacerdotes e de todo o povo: Assim diz o Senhor dos Exércitos, Deus de Israel: “Quebrarei o jugo do rei da Babilônia. Em dois anos trarei de volta a este lugar todos os utensílios do templo do Senhor que Nabucodonosor tirou daqui e levou para a Babilônia. Também trarei de volta para este lugar Joaquim, filho de Jeoaquim, rei de Judá, e todos os exilados que foram levados para Babilônia”, diz o Senhor, “pois quebrarei o jugo do rei da Babilônia”.
Jeremias desmente a Hananias (v.5-9):
Jeremias respondeu ao profeta Hananias diante dos sacerdotes e de todo o povo que estava no templo do Senhor: “Amém! Que assim faça o Senhor! Que Ele cumpra as suas palavras, trazendo os utensílios do templo do Senhor e todos os exilados da Babilônia para este lugar. Entretanto, ouça o que tenho a dizer a você e a todo o povo: Os profetas que precede­ram a você e a mim, desde os tempos antigos, profetizaram guerra, desgraça e peste contra muitas nações e grandes reinos. Mas o profeta que profetiza prosperidade será reconhecido como verdadeiro enviado do Senhor se o que profetizou se realizar”.
Hananias quebra o jugo de Jeremias (V.10-14):
Então o profeta Hananias tirou o jugo do pescoço de Jeremias e o quebrou, e disse diante de todos: “Assim diz o Senhor: “É deste modo que quebrarei o jugo de Nabuco­donosor, rei da Babilônia, e o tirarei do pescoço de todas as nações no prazo de dois anos””. Diante disso, o profeta Jeremias retirou-se.
Depois desse incidente, o Senhor dirigiu a palavra a Jeremias: Vá dizer a Hananias: Assim diz o ­Senhor: “Você quebrou um jugo de madeira, mas em seu lugar colocou um jugo de ferro. Porei um jugo sobre o pescoço de todas essas nações, para fazê-las sujeitas a Nabucodonosor, rei da Babilônia, e elas se sujeitarão a ele. Até mesmo os animais selvagens estarão sujeitos a ele”.
Jeremias prediz a morte de Hananias (v.15-17):
Então Jeremias disse a Hananias: Escute, Hananias! O Senhor não o enviou, mas assim mesmo você persuadiu esta nação a confiar em suas mentiras. Por isso, assim diz o Senhor: “Você morrerá. Sua vida chegará ao fim ainda este ano, porque pregou rebelião contra o Senhor”. Naquele mesmo ano, dois meses depois, o profeta Hananias morreu.

No confronto entre o verdadeiro profeta (Jeremias), e o falso profeta (Hananias), este usa da violência para tirar o jugo do pescoço de Jeremias, induzindo o povo a acreditar que em dois anos, tudo voltaria ao normal. Em função disso, Jeremias prediz a morte de Hananias nesse mesmo ano, o que acontece dois meses depois. Paulo predisse que “haverá um tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas” (II Timóteo 4:3-4). Isso aconteceu no passado e acontecerá neste final da história terrestre. Estude a Palavra. Não seja enganado.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA